FESTA

Domingo da Santíssima Trindade

Hoje, celebramos o Domingo da Santíssima Trindade. Nossa fé nos diz que há apenas um Deus, e nesse único Deus há três pessoas – Pai, Filho e Espírito Santo. As três pessoas são realmente distintas: o Pai não é o Filho, o Filho não é o Pai, e o Espírito Santo não é o Pai nem o Filho.

Mosaico do Pai das Misericórdias | Foto ilustrativa: Agência Arcanjo

Cada uma dessas pessoas é real e verdadeiramente Deus, e ainda assim há apenas um Deus. Não podemos entender isso, não poderíamos acreditar, se Deus não nos tivesse dito, mas Jesus nos falou muito sobre Deus. Ele nos disse que Deus é amor, vida e bondade.

Para ser uma pessoa completa, devemos ter um relacionamento com Deus. Nós, humanos, não gostamos de estar fora do relacionamento com aqueles que nos rodeiam ou com Deus. Pense nos piores momentos de sua vida, quando você foi rejeitado por alguém, quando ficou afastado da família e dos amigos. Nós nem gostamos de ir ao cinema ou jantar sozinhos, gostamos? Por que o confinamento solitário é uma forma tão horrível de punição? Nós, seres humanos, precisamos desesperadamente de união.

:: A amizade também passa pela correção
:: O que são as virtudes cardeais?
:: Cresça na caminhada espiritual

A rejeição é uma dor intolerável porque necessitamos estar conectados. A pergunta é: “Por que temos essa necessidade existencial de união?”. A resposta simples e profunda é a festa de hoje.

Somos feitos à imagem e semelhança de Deus, e Deus é comunhão, é relacionamento; e, portanto, nós também somos. Nós lutamos pela união com Deus e com os outros. Buscamos companheirismo. Cada abraço, conversa, companhia dá testemunho indireto da Trindade.

A Trindade diz que Deus é relacionamento, por isso, nos relacionamos. A Trindade diz que Deus é comunidade, por isso, nos juntamos.

Deus é amor e unidade indivisíveis, e nós nos esforçamos para o mesmo. Pense nos momentos mais satisfatórios da sua vida: quando você sentava no colo da sua mãe; quando era abraçado; quando você foi afirmado; quando você estava simplesmente na presença silenciosa de alguém que você amava; quando você tinha alguém em sua vida.

Portanto, não é de admirar que nós, que somos feitos à imagem e semelhança de Deus, também estejamos essencialmente ligados ao relacionamento. Relacionamento é o que Deus é: Pai, Filho e Espírito Santo.

Aposto que você conhece a história de Santo Agostinho: ele, um dia, caminhando pela praia, fazendo uma pausa enquanto escrevia o seu tratado sobre a Trindade, cuja Solenidade celebramos hoje, o grande sábio simplesmente não conseguia entender esse grande mistério. A história diz que ele viu um garotinho cavando um buraco na areia e, depois, correndo para o oceano, enchendo as mãos com água do mar, correndo de volta para o buraco e colocando a água no buraco. Agostinho observou enquanto a criança que ia e voltava várias vezes. Finalmente, ele disse ao menino: “O que você está fazendo?”; o menino disse: “Tentando preencher esse buraco com o oceano”. E Agostinho disse: “Você nunca vai conseguir colocar o oceano nesse buraco”. E o menino disse: “Nem você será capaz de colocar a Trindade em sua mente”.

É verdade que o conceito de Deus como três “Pessoas” é um mistério. Hoje, tire algum tempo para meditar sobre o lugar do Pai, Filho e Espírito Santo em sua vida, e ainda que você não seja capaz de “colocar” esse mistério da Trindade em sua cabeça, você pode colocá-la em seu coração.

Kaique Duarte
Seminarista da Comunidade Canção Nova