CARIDADE

Eu vivo de misericórdia

Deus é misericórdia

Gostaria de propor um exercício com você no início desta mensagem. Por alguns minutos, antes de continuar a leitura, pense nas graças que você recebeu de Deus só de ontem para hoje…

Pensou? Você se lembrou que Deus continuou a lhe conceder o dom da vida hoje? Lembrou-se de que Ele manteve a sua inteligência, inclusive a capacidade de ler este texto agora? Lembrou-se do alimento, das suas capacidades físicas, dos seus familiares, dos bens materiais e de tantos outros benefícios? Será que ontem, antes de dormir, você pediu a Deus para que seus olhos continuassem a enxergar, que seus ouvidos continuassem a ouvir ou que seu coração continuasse a bater? No entanto, Deus continua a lhe dar tudo isso.

Há muitas graças que recebemos a cada dia e a cada momento, e que nem precisamos pedir a Deus. Ele nos dá com gratuidade. Já pensou nisso? E é assim que Deus age para com todos nós, todos, sem exceção, conforme o próprio Jesus disse:  pois ele faz nascer o sol tanto sobre os maus como sobre os bons, e faz chover sobre os justos e sobre os injustos” (cf Mt 5, 45).

Meu querido irmão, minha querida irmã, Deus é misericórdia. Talvez seja esta a mais bela expressão de quem é Deus nos evangelhos: Deus é misericórdia. Todos nós, os que creem e os que não creem, os que buscam e os que não buscam a Deus, os que pedem e os que não pedem a Deus, todos vivemos de misericórdia.

“Porque sem limites é a sua misericórdia para conosco, e eterna a fidelidade do Senhor.” (Salmo 116,2)

Se por um lado a misericórdia de Deus é sem limites e eterna, por outro lado ela sempre agirá de acordo com nossa liberdade. A misericórdia do Senhor nos sustenta, sustenta a nossa vida e nossa esperança, mas não nos impõe nada. Tudo o que nos é necessário para alcançar a salvação e a vida eterna Deus nos concede em Sua misericórdia, mas ainda assim é preciso que façamos a escolha de mergulhar na misericórdia e nos render a ela.

Sim, é preciso reconhecer: eu vivo de misericórdia. Não é preciso ter medo, nem pensar que Deus irá nos castigar ou punir. Se Deus quisesse nos punir, já o teria feito. Ao contrário, Ele continua a nos esperar, de braços abertos, para que voltemos a habitar com Ele. “Aproximemo-nos, pois, confiadamente do trono da graça, a fim de alcançar misericórdia e achar a graça de um auxílio oportuno.” (Hb 4,16)

Volte para o Senhor, meu irmão, minha irmã, com essa confiança, bata em seu peito e diga ao Senhor: Eu estou aqui, Senhor, de volta, porque eu vivo de misericórdia. E quando se sentir longe de Deus, lembre-se: Deus é misericórdia.

Seu irmão,

Deividson Francisco
Missionário da Comunidade Canção Nova

Deixe seu comentários

Comentário