“Eu e o Pai somos um” (Jo 10,30)
Em todos os anos, a Igreja Católica celebra a Solenidade da Santíssima Trindade, cuja data depende sempre do dia em que se celebra a Páscoa do Senhor. Foi o próprio Jesus, o Filho de Deus encarnado, quem revelou à humanidade o mistério do Deus Uno e Trino: Pai, Filho e Espírito Santo.
Como testemunham alguns trechos dos Evangelhos, Jesus, não apenas nos falou de Deus Pai e do Espírito Santo, como também, após ter ressuscitado, enviou seus discípulos em missão com a seguinte ordem: “Ide, pois, e fazei discípulos todos os povos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mt. 28,19).
Também nós, que recebemos o sacramento do Batismo, fomos inseridos na vida do Deus Uno e Trino e, ao mesmo tempo, recebemos a graça de ser templos do Deus Uno e Trino, uma vez que o Espírito Santo habita nossos corações, manifestando também as presenças do Pai e do Filho.
A solenidade litúrgica da Trindade Santa marca o dia da Festa do Pai das Misericórdias, que neste ano será celebrada no dia 30 de maio. A novena será rezada de 21 a 29 de maio, um momento importante da preparação da festa, cujo tema deste ano é “Eu e o Pai somos um” (Jo 10,30).
O Santuário do Pai das Misericórdias quer proporcionar aos filhos e filhas do Pai das Misericórdias uma experiência de amor através de uma comunhão mais profunda com o mistério do Deus Uno e Trino, pois quem proclama com a vida que Jesus Cristo é o Senhor, torna-se testemunha do amor eterno que há entre o Pai e o Filho.
A nossa fé na Trindade Santa deve ser testemunhada em forma de gestos concretos de fraternidade evangélica, de modo a promover comunhão, paz e reconciliação, em situações em que, por vezes, infelizmente, nos deparamos com divisão, violência, desrespeito à dignidade das pessoas.
Que o Pai das Misericórdias e Deus de toda consolação nos abençoe de tal modo que sejamos promotores de paz e comunhão de amor com Deus e com os irmãos e irmãs em Cristo Jesus.
.:Leia mais
FESTA DO PAI DAS MISERICÓRDIAS
Você conhece o Santuário do Pai das Misericórdias?
O mistério da Santíssima Trindade
Padre Wagner Ferreira da Silva
Vice-reitor do Santuário do Pai das Misericórdias