LEI DE DEUS

Guardar Domingos e Festas

Em continuidade com a nossa apresentação sobre o Decálogo – os Dez Mandamentos da Lei de Deus –, temos agora o terceiro mandamento, que é o de “Guardar Domingos e Festas”. Esse mandamento está intimamente relacionado ao culto a Deus. As sagradas Escrituras o apresentam desta forma: “Lembra-te do dia do sábado para santificá-lo. Trabalharás durante seis dias, e farás toda a tua obra. O sétimo, porém, é o sábado de Iahweh teu Deus […]” (Ex 20,8-11).

:: Amar a Deus sobre todas as coisas
:: Não tomar o santo nome de Deus em vão

O sábado e o domingo

Além do sábado, os judeus observam outras festas, tais como a Páscoa, o Pentecostes, os Tabernáculos etc. Eles recordam, nestas festas, a Aliança que Deus fez com eles. O sábado era dedicado a Deus em reconhecimento à soberania divina. O texto bíblico lembra também com esse mandamento, além da criação de todas as coisas e de que no sétimo dia Deus repousou da Sua obra criadora, a libertação de Israel da escravidão do Egito, como pode-se notar: “Recorda que foste escravo na terra do Egito, e que Iahweh teu Deus te fez sair de lá com mão forte e braço estendido. É por isso que Iahweh teu Deus te ordenou guardar o dia de sábado” (Dt 5,15).

“A participação eucarística dominical é testemunho de pertença e de fidelidade a Cristo e à sua Igreja.” | Foto ilustrativa: cancaonova.com

Com a ressurreição de Jesus no dia de domingo, ele dá um novo sentido ao dia que se deve observar e honrar a Deus. Para os cristãos, o domingo se torna o primeiro de todos os dias, “a primeira de todas as festas, o dia do Senhor” (CIC §2174), o dies dominica. Com isso, a observação do domingo para nós cristãos cumpre-se “o preceito moral da Antiga Aliança, cujo ritmo e espírito retoma ao celebrar cada semana o Criador e o Redentor de seu povo (CIC §2176).

A Eucaristia dominical

Para nós católicos, a celebração dominical da Eucaristia está no centro da vida da Igreja. O Código de Direito Canônico esclarece ainda sobre a sua importância na vida cristã: “O domingo, dia em que por tradição apostólica celebra-se o Mistério Pascal, deve ser guardado em toda a Igreja como dia de festa de preceito por excelência” (CDC 1246). É uma data das mais importantes como o direito canônico expressou, é uma data que deve ser observada como preceito, faz-se necessário que todo cristão católico participe do culto dominical. A prática de observar a Eucaristia dominical é oriunda da era apostólica.

O terceiro mandamento do Decálogo, ao qual nos referimos neste artigo, associa-se ao mandamento da Igreja que orienta: “Aos domingos e nos outros dias de festa de preceito, os fiéis têm a obrigação de participar da Missa”. Essa exigência é feita porque a Eucaristia do domingo fundamenta toda a prática cristã. A participação eucarística dominical é testemunho de pertença e de fidelidade a Cristo e à sua Igreja.

Por fim, o Catecismo nos orienta: “Santificar os domingos e dias de festa exige um esforço comum. Cada cristão deve evitar impor sem necessidade a outrem o que o impediria de guardar o dia do Senhor. Quando os costumes (esporte, restaurantes etc.) e as necessidades sociais (serviços públicos etc.) exigem de alguns um trabalho dominical, cada um assuma a responsabilidade de encontrar um tempo suficiente de lazer” (CIC §2187). Dessa forma, fica claro a necessidade e importância da participação da Eucaristia tanto no Domingo quanto nos dias de preceitos em que são celebradas as festas solenes da Igreja Católica.

Fábio Nunes
Seminarista da Canção Nova

Fontes:
BÍBLIA. Português. Tradução da Jerusalém. São Paulo: Paulus, 2002. 2206p.
CATECISMO da Igreja Católica. São Paulo: Loyola, 2000.
CÓDIGO de Direito Canônico. Trad. CNBB. São Paulo: Loyola, 2001.

Leia mais:
:: Você conhece o decálago?
:: Eutanásia, intervenção na vida humana
:: Cristãos podem doar órgãos?

Deixe seu comentários

Comentário