4 DICAS:

Não consigo rezar. E agora? ?

Antes de abordarmos algumas pistas sobre quando nos encontramos nesta situação, vejamos este trecho do livro dos Atos dos Apóstolos:

“Nisto levavam um homem que era coxo de nascença e que punham todos os dias à porta do templo, chamada Formosa, para que pedisse esmolas aos que entravam no templo. Quando ele viu que Pedro e João iam entrando no templo, implorou a eles uma esmola. Pedro fitou nele os olhos, como também João, e disse: “Olha para nós”. Ele os olhou com atenção, esperando receber deles alguma coisa. Pedro, porém, disse: ‘Não tenho nem ouro nem prata, mas o que tenho, eu te dou: em nome de Jesus Cristo Nazareno, levanta-te e anda!’. E, tomando-o pela mão direita, levantou-o. Imediatamente os pés e os tornozelos se lhe firmaram. De um salto, pôs-se de pé e andava. Entrou com eles no templo, caminhando, saltando e louvando a Deus. Todo o povo o viu andar e louvar a Deus. Reconheceram ser o mesmo coxo que se sentava para mendigar à porta Formosa do templo, e encheram-se de espanto e pasmo pelo que lhe tinha acontecido” (At 3,1-10).

Não sabemos o nome nem a idade do homem coxo. O certo era que trazia essa doença desde o nascimento e, devido ao contexto cultural da época, imaginamos que seria alguém desprezado, excluído; e uma das únicas alternativas que tinha em sua vida era a de ficar na porta do templo a pedir esmolas.

Até que um encontro inesperado mudou a sua trajetória: Pedro e João fixaram os olhos nele, ou seja, olharam-no com atenção e, profundamente, pediram: “Olha para nós”. O coxo ficou atento a eles, mas a situação cômoda em que vivia apenas o levava a crer que receberia esmolas como em outras vezes. Mas não! Pedro quebra os seus paradigmas e declara com segurança: “Não tenho nem ouro nem prata, mas o que tenho, eu te dou: em nome de Jesus Cristo Nazareno, levanta-te e anda!”.

O homem enfermo estava no automático de sua vida e devia sempre repetir as mesmas frases ao pedir dinheiro, como até vemos pedintes de nossos dias. Mas Pedro o interrompeu, deu uma ordem e o fez despertá-lo. Interessante é notar também a sensibilidade do apóstolo, naquele momento, pois, segurou o homem pela mão e o levantou, até ficar firme com os pés e tornozelos.

O que podemos apreender desse texto bíblico para o nosso questionamento inicial: “Não consigo rezar. E agora?”

A partir dessa passagem, podemos observar algumas atitudes práticas para o nosso dia a dia, pois, a nossa tendência é também de ser como o coxo: paramos em nossas enfermidades do coração e nos acomodamos em tal situação. Repetimos os mesmos lamentos e só esperamos a esmola de alguém passar, ou, então, reclamamos da correria do dia a dia, falta de tempo e muitas tarefas. Atitudes que afetam diretamente a nossa vida de oração e relação com Deus.

1º passo: Olhar para Deus e não para si

O imperativo de Pedro ao dizer ao coxo “Olha para nós” pode significar, para a nossa vida, o ato de olhar para Deus e não enxergar apenas a situação na qual nos encontramos. É necessário sair de si para conseguir rezar. Sair do agito interior, das murmurações, preocupações e lamentos. Permanecemos, muitas vezes, no modo “piloto automático”: nutrimos os mesmo pensamentos, sentimentos e palavras, e não olhamos para Deus. Então, agora é hora de parar e voltar o olhar, a vida e o coração para o Senhor!

2º passo: Permitir que o Senhor conduza a nossa rotina

Nosso cotidiano, com toda certeza, é pesado, atribulado e muito corrido. Temos o nosso trabalho, família, filhos e tantas atribuições. Ficamos tão presos e tão “viciados” a essa rotina que não damos espaço para Deus. Quando Pedro declarou: “Não tenho nem ouro nem prata, mas o que tenho, eu te dou: em nome de Jesus Cristo Nazareno, levanta-te e anda!”, o apóstolo quebrou os paradigmas daquele homem e quebrou a sua rotina. Quando permitimos que Deus conduza o nosso dia a dia e abrimos espaço para estarmos com Ele, a vida e os afazeres se transformam. E, em vez do que esperamos normalmente receber (o ouro e prata das riquezas, status e coisas desse mundo), recebemos o que há de melhor: o Seu amor, misericórdia, paz, forças e o dom do Espírito Santo! É Ele quem nos põe de pé, faz andar e ter os pés e tornozelos firmes!