MEDITE

O caminho cristão, é o caminho Místico!

Em que ponto da sua vida você está? Existencialmente, você tem dado passos de fé?

Quero começar este texto lembrando você de algo importante. Qual é a sensação de abrir a janela da sua casa, do seu apartamento, da sua quitinete ou da veneziana do seu pedaço de terra? O que você vê? Pessoas cheias de afazeres, atribuladas dentro de uma ambulância que rasga as ruas para levar alguém ao pronto-socorro, mulheres amamentando seus bebês nas ruas, mendigos nas calçadas, pessoas de terno indo e vindo, pessoas de farda, pessoas conscientes e inconscientes da sua própria dignidade. O que você vê? É neste mundo tão efêmero, tão rápido, que Deus o chama à santidade! Lembre-se, o próximo santo moderno é filho do seu próprio tempo.

Somos filhos de Deus no mundo, mas não somos deste mundo. E para nós cristãos, isso atinge uma dimensão muito maior. O desejo de Deus é que nos unamos a Ele em tudo, ou seja, sua casa será uma casa de Deus se você for progredindo na fé. Sua vida vai alcançar a plena liberdade e felicidade com Jesus. Ele é a peça fundamental de toda sua história. Imagine se os egípcios, porque quisessem, não colocassem a pedra fundamental das pirâmides… Tudo iria ruir. Ou se não ruísse, provavelmente não ficaria seguro! Jesus é a âncora. Nossa vida, se não está ancorada n’Ele, vive de inseguranças. Aí você se pergunta: mas e as outras religiões? Muitos vão tardar a vida toda para responder, mas eu e tantos milhões de cristãos neste mundo experimentam, factualmente, a vida em Deus por meio de Cristo. 

Foto Ilustrativa: by Getty Images / Davizro / cancaonova.com

Este artigo não é fácil! Eu quero que você se confronte! Em que ponto da sua vida você está? Existencialmente, você tem dado passos de fé ou ainda não descobriu que sua vida, o sentido dela, depende da sua entrega a Deus? Eu tenho apenas 31 anos, mas já vivi coisas que, creio eu, muitos não experimentaram. Posso dizer a vocês que a adoração, o rosário, a Missa, as devoções, o estudo da Sagrada Escritura, tudo tem um gosto novo! Mas tudo isso depende de nós! Não porque somos poderosos, mas porque Deus abriu o céu, deu-nos a chance de vivermos nesta terra com a presença viva do Ressuscitado! A vida e a morte de Cristo ressignificou tudo! E ele nos convida a viver a verdadeira vida! A vida livre que muitos procuram por aí e, assustados, só encontram o vazio de relações frágeis e lugares que a terra se encarregará de cobrir com vegetação. A única verdade que não passa é Cristo! É por isso que estou escrevendo este artigo para você! Ele, que se encarnou há mais de 2000 anos, agora vive em nós! Misteriosamente, Ele abriu uma dimensão intra, interna em nós! A Santíssima Trindade habita em nós! 

Leia também:
:: Eis aqui a serva do Senhor
:: A misericórdia é a grande prerrogativa de Deus
:: Saborear a Verdade de Deus

Entendeu? Se precisar ler de novo, não tem problema. Mastigue, não seja imediatista, é importante você parar e compreender. E o que isso tem a ver com a mística? O que é mística?

Mística para nós, cristão católicos, tem sabor de Santidade! Sabor mesmo, porque Deus se revela, e conseguimos percebê-lo, ter um diálogo com o Mestre. De fato, talvez muitos de nós, como disse a mística Maria Valtorta (escritora mística e poeta italiana), passaremos a vida reconhecendo Jesus como Mestre somente, porém poucos saberão que Ele não é só Mestre, ele é Divino. Note que, agora, estamos aprofundando que a mística se refere à santidade cristã, à perfeição! É possível progredir na vida espiritual. Como uma academia! Pense: hoje, você consegue rezar mais que antes? Melhorando a pergunta: você consegue ter mais qualidade de vida espiritual? Precisa de livros para rezar ou as palavras de Jesus já ecoam no seu coração com mais facilidade? Suas confissões deixaram de ser por pecados graves, e agora você já sente mais sensivelmente que os pecados veniais o atormentam internamente?

Veja que interessante, os que progridem e estão mais próximos da Luz, qualquer pequena sombra é percebida e tudo passa a ser iluminado. A Luz, Jesus, está lá reluzente e para sempre brilhante, e Ele se deixa alcançar. Ele nos ama com amor eterno e nos deixa amá-Lo com o mesmo amor! Este é o segredo! Porque quanto mais progredirmos em Deus, mais Amor Divino em nós existirá! 

Vamos nos aprofundar mais? Veja o que o Catecismo da Igreja Católica diz: 

  1. «Deus concorre em tudo para o bem daqueles que O amam […]. Porque os que Ele de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem do seu Filho, para que Ele seja o Primogênito de muitos irmãos. E aqueles que predestinou, também os chamou; e aqueles que chamou, também os justificou; e àqueles que justificou, também os glorificou» (Rm 8,28-30).

Significa que se você está em Deus, tudo o que acontece contigo tem a ver com Deus! Porque tudo está entregue a Ele. Sua vida e a vida de Cristo se assemelham. A sua resignação à Cruz não é rebelde, começa a se pacificar. Seu amor por Jesus traz significado às dores, agonias da vida, porque se Jesus sofreu, você também sofrerá. Ninguém nesta terra deixou de sofrer, os santos sofreram. A Virgem Santíssima sofreu, quanto mais nós! Mas é isso: “Tudo”, tudo concorre para o bem daqueles que O amam! A nossa confiança está voltada para Jesus!

O Terço da Misericórdia, que tão belamente se difundiu no Brasil e em muitos países, é composto por uma oração belíssima: “Jesus, eu confio em vós!”. Confio quando tudo está bem e quando tudo não está tão bem assim. E a palavra refere-se a algo ainda mais profundo. Somos colocados dentro do plano de Deus, quando O amamos com mais intensidade, porque a nossa vida passa a ser escrita pela pena do Espírito Santo. E é assim que “tudo concorre para o bem”, até as coisas más na vida do cristão tendem a se frutificar em bem! Imagina como foi cruel a morte dos mártires! Eles deram a vida, foram queimados, amordaçados, decapitados, mutilados, estirados por amor a Jesus! Eles são um exemplo real de amor a Deus! Eles não o negaram nem nas mais difíceis circunstâncias… E em meio a tudo isso, ao sangue que escorreu naquele chão, brotou vida! É assim, quando um padre de paróquia ou não se dedica ao ministério fielmente, sua vida torna-se fecunda. Quando um pai ou mãe de família colocam os filhos para viverem uma vida virtuosa, suas vidas são tão cheias de Deus, que inspiram os filhos, os parentes, o prédio, o bairro… Por quê? Porque Deus as faz fecundas! Quem se aproxima da videira, bebe da sua seiva! E a seiva de Deus é contagiante e encantadora! Os santos são belos, podem até não ter beleza física, mas o coração é tão reluzente, que alcança a vida de todos ao seu redor. O santo é o reflexo do mistério de Deus! E Deus nos quer santos! E como alcançar a santidade?

  1. «Os cristãos, de qualquer estado ou ordem, são chamados à plenitude da vida cristã e à perfeição da caridade» (Lumen Gentium, 40). Todos são chamados à santidade: «Sede perfeitos, como o vosso Pai celeste é perfeito» (Mt 5,48):

«Para alcançar esta perfeição, empreguem os fiéis as forças recebidas segundo a medida em que Cristo as dá, a fim de que […] obedecendo em tudo a vontade do Pai, se consagrem com toda a alma à glória do Senhor e ao serviço do próximo. Assim crescerá em frutos abundantes a santidade do povo de Deus, como patentemente se manifesta na história da Igreja, com a vida de tantos santos» (II Concílio do Vaticano, Const. dogm. Lumen Gentium, 40: AAS 57 (1965) 45).

E o que é Mística? Diz o Catecismo na sequência que o progresso espiritual tende para a união cada vez mais íntima com Cristo. Esta união chama-se “mística”, porque participa no mistério de Cristo pelos sacramentos – “os santos mistérios” – e, n’Ele, no mistério da Santíssima Trindade. Deus nos chama todos a esta íntima união com Ele, mesmo que graças especiais ou sinais extraordinários desta vida mística somente a alguns sejam concedidos, para manifestar o dom gratuito feito a todos. Acho que você entendeu! 

Quando estamos falando de progresso espiritual – mística -, isto é perfeição. Tudo o que se refere à vida de união a Cristo, necessariamente perpassa pela vida de Cristo. Nós somos, dentro da nossa vida, dos nossos afazeres, da nossa vida, no seu casamento, no seu ser solteiro(a), na infância ou adolescência, na sua meia idade ou já mais avançada idade… Jesus nos convida a subir, a ir à Cruz! Ó bendita Cruz! Pois o caminho desta perfeição passa pela cruz. Não há santidade sem renúncia e combate espiritual (2 Tm 4). O progresso espiritual implica a ascese e a mortificação, que conduzem gradualmente a viver na paz e na alegria das bem-aventuranças. Veja que o Catecismo (n. 2012 e seguintes) é muito claro: 

“Aquele que sobe, nunca mais pára de ir de princípio em princípio, por princípios que não têm fim. Aquele que sobe nunca mais deixa de desejar aquilo que já conhece” (São Gregório de Nissa, In Canticum homilia 8: Gregorii Nysseni opera, ed. W. Jaeger – H. Langerbeck, v. 6 (Leiden 1960) p. 247 (PG 44, 941).

Os filhos da santa Igreja, nossa Mãe, esperam justamente a graça da perseverança final e a recompensa de Deus seu Pai pelas boas obras realizadas com a sua graça, em comunhão com Jesus (Concílio de Trento, Sess. 6ª, Decretum de iustificatione, can. 26: DS 1576). Guardando a mesma regra de vida, os crentes partilham a «bem-aventurada esperança» dos que a misericórdia divina reúne na «Cidade santa, a nova Jerusalém, que desce do céu, como noiva adornada para o seu Esposo» (Ap 21,2).

Agora é viver! Se até agora você não via sua vida espiritual como um caminho progressivo, você já sabe! Todos são chamados à santidade! Todos nós somos chamados à mística! Ninguém pode ficar de fora! O caminho do cristão é esse, é unir-se ao Cristo. Não tenha receio! É um caminho árduo de viver a palavra de Deus na vida, mas é o caminho correto! Quer ser feliz, seja santo! Nossa Senhora vai ajudá-lo, Ela cuida de todos nós e sabe o que o Filho dela reserva para cada um de nós. Ela conhece os segredos. Termino com uma pregação do Padre Jonas. Escute:

Concentra-te nas coisas santas – Monsenhor Jonas Abib (29/01/03)

Deixe seu comentários

Comentário