REENCONTRO

A perseverança nos leva a Deus

Você não está sozinho!

A parábola do filho pródigo, que está em Lc 15, 11-32, é uma das mais famosas passagens da Sagrada Escritura, ela  conta a história de dois filhos e a relação deles com o pai. Talvez, por isso, seja tão fácil para nós nos identificarmos como um dos filhos na nossa relação com o Pai. 

:: Ser misericórdia para o outro: uma Igreja em saída

Lembramos da nossa primeira conversão e de como Deus nos resgatou da lama do pecado em que estávamos, então, nos vemos no filho mais novo, ou, quando já estamos a um certo tempo na igreja e nos deparamos com nossas incoerências, quando percebemos, talvez, certo esfriamento e cansaço e já não fazemos as coisas com o mesmo amor de antes, nos encontramos no filho mais velho.

Mosaico do Pai das Misericórdis (Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com)

Certa vez, estava fazendo o estudo da Palavra dessa passagem e me peguei imaginando a cena de como tudo aconteceu. Foi aí que eu percebi uma coisa que nunca antes havia notado. Quando o Filho volta para casa e recebe do pai o abraço, o manto, as sandálias e o anel e, logo em seguida, a Palavra diz que o pai mandou matar o novilho gordo e começaram a festa. Porém, imaginando a cena, percebemos que existe um intervalo até que o filho entre em casa, pois o pai saiu ao seu encontro no meio do caminho. 

Eu nunca havia pensado nisso, mas, ao refletir sobre a cena, fazia todo sentido que o pai o levou para dentro; e esse pequeno caminho foi um tanto difícil, pois o filho deveria estar fraco, machucado, deve ter escorregado algumas vezes e precisou se apoiar no pai, que o sustentou e o levantou quando caiu. 

Assim também é a nossa vida quando decidimos voltar para casa do Pai. Somos perdoados e acolhidos por Ele, que nos recebe com amor e nos devolve a filiação, que nos abraça e nos veste mais uma vez como filhos, porém, é preciso continuar caminhando para casa, até a festa, a felicidade definitiva que nos aguarda na eternidade. 

E como disse, muitas vezes, o nosso caminho vai ser difícil, pois fomos machucados pelo pecado, sentimos nossas fraquezas e, por vezes, escorregamos no caminho, caímos. Porém, a diferença é que o Pai continua ao nosso lado no caminho para casa, ele nos sustenta e nos levanta nesse processo. Além da alegria do filho, que se sente acolhido e amado pelo Pai e consegue continuar caminhando com leveza.

Se você está desanimado ou percebe que, mesmo caminhando com Deus as coisas não estão fáceis, ou, se você tem lutado com algum pecado que “volta e meia” te faz cair, te convido a olhar para trás e perceber que o caminho mais longo você já percorreu, que é o caminho de volta ao Pai, que te esperava; e faltam apenas mais alguns passos para chegar à casa, e é preciso perseverar mais um pouco. E, acima de tudo, você não está sozinho! 

Por isso, não desista; pois estamos todos neste caminho rumo à nossa morada definitiva, que é o céu, onde ninguém mais vai sofrer, ninguém mais vai chorar, ninguém mais vai ficar triste; e quanto mais rápido caminharmos na constância, na perseverança em Deus, mais rápido esse dia chegará, pois a cada novo passo apressamos a vinda do Senhor que não tardará.

É preciso perseverar mais um pouco! E, acima de tudo, você não está sozinho!

A história do filho mais novo não termina quando ele volta para o Pai, na verdade, é apenas um recomeço em vista de um final feliz e maravilhoso. Por isso, nunca é tarde para voltar nem para recomeçar a caminhar. Pois, o mesmo Deus que te espera ansioso olhando o horizonte também te acompanha no caminho para casa. 

Matheus Cesário 
Missionário da Comunidade Canção Nova

Deixe seu comentários

Comentário