SEJA PRESENÇA DE DEUS

Dia Mundial dos Avós e dos Idosos

Pela primeira vez na história, a Igreja, em todo mundo, celebra um dia especialmente dedicado aos avós e aos idosos. Ainda que a data litúrgica dos santos Joaquim e Ana, no dia 26 de julho, tenha sido por muitos anos o dia de celebrar o dia dos avós, este 25 de julho de 2021 é o primeiro dia Mundial dos Avós e dos Idosos. A data foi instituída pelo Papa Francisco, no fim de janeiro, para recordar e celebrar o dom da velhice e daqueles que, antes de nós e para nós, guardam e transmitem a vida e a fé, principalmente depois do cenário da pandemia, em que muitos idosos morreram ou ficaram privados da presença física de familiares.

Esse possível sentimento de ausência no coração dos mais velhos é combatido pela palavra de São Mateus, tema deste dia:

Eu estou contigo todos os dias” (cf. Mt 28, 20).

A promessa de Jesus aos seus discípulos precisa chegar aos corações mais abatidos, isolados e, muitas vezes, esquecidos por aqueles a quem dedicaram a própria vida.

Toda a Igreja está solidária contigo, preocupa-se contigo, ama-te e não quer deixar-te abandonado”, enfatizou o pontífice na sua Mensagem para o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, divulgada na última terça-feira (22).

O Papa incentiva: “oxalá cada avô, cada idoso, cada avó, cada idosa – especialmente quem dentre vós está mais sozinho – receba a visita de um anjo!”. Mesmo reconhecendo que, em alguns lugares e circunstâncias, ainda como consequência dos riscos que a Covid-19 continua trazendo, principalmente aos portadores de saúde mais debilitada, o desejo do coração de Francisco seria a presença fraterna e amorosa de netos e familiares.

Mas além do cuidado e do carinho que devem receber todos os dias, o Papa vai além e convida os mais velhos a assumirem a vocação que Deus concede a eles hoje: o papel de continuar guardando e transmitindo a fé, através da perpetuação de sonhos entre os mais jovens, do respeito à memória de experiências de vida marcadas pela luta, e pela oração que, segundo o Papa emérito Bento XVI “pode proteger o mundo, ajudando-o talvez de modo mais incisivo do que a fadiga de tantos”.

Todos os fiéis que participarem do Dia Mundial dos Avós poderão receber indulgências plenárias, de acordo com o decreto da Penitenciaria Apostólica, seguindo as exigências próprias para receber as indulgências: confissão, comunhão eucarística e oração nas intenções do Papa. A indulgência também será concedida aos que visitarem, real ou virtualmente, idosos necessitados ou em dificuldade.

Porém, mais que pela indulgência, que em si é uma grande graça espiritual, mas também por gratidão e amor a quem tanto se doou e se dedicou às nossas vidas, neste dia, seja uma presença de Deus, um anjo, como falou o papa Francisco, para algum idoso: a começar os da sua família. Caso não seja possível ir ao encontro dele, reze por ele, ligue, faça uma chamada de vídeo. Seja com a vida um transmissor da promessa de Cristo: “Eu estou contigo todos os dias” (cf. Mt 28, 20).

.:Veja mais
“Eu estou contigo todos os dias” é o tema do I Dia Mundial dos Avós