Qual remédio tomarmos se formos envenenados?

O povo de Deus estava a caminho da Terra Prometida. No caminho, viu grandes manifestações do Senhor, mas também se cansou, murmurou, pecou e desagradou o Criador. A leitura mostra, mais uma vez, os israelitas impacientes com Deus e com Moisés (Nm 21,-49). Infelizmente, é muito difícil agradar a uma pessoa que dirá agradar a um povo, pois cada um tem um jeito, um temperamento, possivelmente alguns estavam bem, mas foram contaminados com a fala de um ou de outro e, assim, uma “laranja podre estraga a outra”. O Senhor, então, enviou serpentes que feriam e matavam os murmuradores.

Murmuração

Na verdade, a murmuração é um veneno, a revolta contra Deus é um veneno que mata a pessoa aos poucos. Qual é o remédio? Olhar para o Alto. Deus disse a Moisés para colocar uma serpente de bronze numa haste, aquele que fosse ferido mas olhasse para serpente, que estava no alto, seria curado. Para a cura acontecer, se fez necessário arrependimento e olhar para o alto, deixar as coisas da terra, o apego às coisas da terra, às paixões desordenadas, à escravidão do prazer e do ter. É preciso olhar para o Alto, pois é de lá que vem a cura, do Alto vem a Salvação.

:: Pandemia do evangelho

Da mesma forma, no Evangelho (Jo 8,21-30), alguns judeus ainda colocavam em dúvida se Jesus era o Messias. Infelizmente, eles estavam presos às coisas da terra, queriam ver sinais para crer, queriam satisfazer com algo agradável aos olhos, mas Jesus mesmo disse que morreriam nos próprios pecados (vs.24). Por fim, o Senhor disse que, quando fosse elevado da terra, então, iriam entender quem Ele era (“Eu sou”).

:: A infinita misericórdia do Deus que é Pai

Para entender a Jesus e Seu plano salvador não se pode ficar apenas na superfície, não basta viver as coisas da terra e estar apegado a elas. Para entender ao Senhor é necessário olhar para o Alto. Ele, elevado na cruz, nos faz olhar para cima, nos chama a buscar as coisas superiores. Ele, ao ascender aos Céus, nos mostra nosso verdadeiro lugar. Desse modo, vamos nos comprometer com Deus: não murmurar, pois a murmuração pode ser um veneno mortal. E, se formos picados, temos o remédio: olhar para o Céu, olhar para o Cristo e imitá-Lo.

Que a vida interior da intimidade com Ele nos dê a sabedoria e a força para não desanimar até chegar ao topo, a eternidade.

Padre Márcio Prado
Vice-Reitor do Santuário do Pai das Misericórdias