FRUTO DO BATISMO NO ESPÍRITO SANTO

Resiliência de Monsenhor Jonas Abib nos ensina a dizer: sou valente!

A família Canção Nova vive um ano extraordinário, tendo em vista a preparação para celebrarmos o jubileu de ouro do batismo no Espírito Santo de Monsenhor Jonas Abib. Nesse ritmo preparatório, o Santuário do Pai das Misericórdias, no dia 02 de cada mês, celebra a Santa Missa em agradecimento ao Senhor pela vida e ministério sacerdotal de Monsenhor Jonas, bem como por aquele abençoado dia 02 de novembro de 1971, quando ele recebeu a graça da efusão do Espírito Santo, como ele mesmo já testemunhou em inúmeras ocasiões.

Potencializando as graças sacramentais recebidas no batismo, na crisma, na ordenação sacerdotal, a experiência carismática da efusão do Espírito concedeu a Monsenhor Jonas um ânimo novo para viver o testemunho do Senhorio de Jesus, o testemunho do quanto ele se sentia amado por Deus, o testemunho de sua pertença à Igreja de Cristo, apesar de seus pecados e fragilidades.

Falando em fragilidades, ficamos todos muito surpresos com o abatimento que Monsenhor Jonas experimentou em sua saúde física nas últimas semanas. Principalmente os que convivem com ele há vários anos, sabemos que Monsenhor Jonas possui uma saúde física boa, mas que requer também cuidados por conta da fragilidade de seus pulmões, além do natural declínio que todos vivem por conta do avançar da idade, uma vez que ele já completou 83 primaveras. No entanto, ele está se recuperando bem e, em breve, retomará normalmente suas atividades.

Pe. Wagner Ferreira celebra para Monsenhor Jonas Abib no hospital no domingo do Bom Pastor

Rumo ao jubileu de ouro, o que ele experimentou, todos nós de alguma forma experimentamos na fé no mistério pascal de Cristo, fé que nos coloca em comunhão com Jesus na experiência de uma contínua passagem da morte para a vida, do sofrimento à consolação, da tristeza à alegria, das derrotas e fracassos às vitórias e realizações felizes. 

Não foi à toa que o apóstolo São Paulo afirma em sua carta aos Colossenses: “Alegro-me nos sofrimentos que tenho suportado por vós e completo o que na minha carne falta às tribulações de Cristo, em favor do seu Corpo que é a Igreja” (Cl 1,24). E tudo isso se dá na vida daqueles que buscam pela fé viver o discipulado missionário de Jesus Cristo, até o dia em que cada um viverá sua páscoa (passagem) para a eternidade bem-aventurada.

A graça prometida por Jesus, ou seja, o “sereis batizados com o Espírito Santo” (At 1,5), também nos dá ânimo para suportar os sofrimentos que a vida nos impõe, quer queiramos ou não. Suportar os sofrimentos não é simples resignação, pois, na medida das possibilidades físicas e/ou emocionais de quem padece, o Espírito Santo capacita com virtudes, dons e frutos espirituais, de modo que também o fraco seja capaz de dizer: “Sou valente!” (cf. Joel 4,10). Tal valentia anima o enfermo a ter gestos concretos de amor solidário em relação a tantos irmãos e irmãs que estão padecendo também por conta da atual pandemia do novo coronavírus e suas variantes. Também nisso eu louvo a Deus pelo testemunho de Monsenhor Jonas Abib.

Que possamos dizer como Monsenhor ao acordar no leito do hospital: “Grandes progressos! Prodigiosos progressos! Pois realmente, poderoso é nosso Deus!”

Que a preparação para o jubileu de 50 anos do batismo no Espírito Santo de Monsenhor Jonas seja uma oportunidade para que os filhos e filhas do Pai das Misericórdias sejam reinflamados no amor de Deus e possam testemunhar sua fé em Cristo por meio de gestos concretos de amor aos irmãos mais necessitados de ajuda, conversão, presença, cura, paz e justiça.

São José operário, rogai por nós!

Padre Wagner Ferreira da Silva
Vice-reitor do Santuário do Pai das Misericórdias

Deixe seu comentários

Comentário