MANDAMENTOS DA IGREJA

Saiba mais sobre o 1º mandamento da Igreja

Participar da Missa inteira aos domingos, de outras festas de guarda e abster-se de ocupações de trabalho. Esse é o primeiro mandamento da Igreja. Não tem muito mistério, basta que sejamos dóceis em seguir conforme ela nos orienta a fazer. Duas coisas são necessárias: a prática do mandamento e o entendimento a seu respeito. Quanto à prática é algo muito simples, se organize para participar de todas as missas dominicais e todas as outras festas de guarda, que são: o dia do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo, da Epifania (domingo no Brasil), da Ascensão (domingo) e do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo (Corpus Christi), de Santa Maria Mãe de Deus (1º de janeiro), de sua Imaculada Conceição (8 de dezembro) e Assunção (domingo), de São José (19 de março), dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo (domingo) e, por fim, o dia de Todos os Santos (domingo) (Cf. CDC Cânon 1246).

Foto: Cathopic by @VytasSDB

Como você pode ver, muitas dessas festas acontecem já no próprio domingo e ainda tem aquelas que acontecem em meio ao feriado civil. Portanto, caso aconteça algo muito extraordinário ou se tenha uma profissão que o impossibilite, como, por exemplo, um médico que precisa fazer plantões durante o domingo, não temos desculpas plausíveis para não nos organizarmos para participar das missas dominicais e festas de guarda.

Tenha atenção quanto ao detalhe de participar das celebrações inteiras. Nada de chegar atrasado, exceto se tiver um motivo justo, caso contrário, esteja na igreja com alguns minutos de antecedência para facilitar que se concentre nos mistérios celebrados. A segunda coisa do ponto de vista prático é que nesses dias devemos nos abster das ocupações de trabalho. Esse ponto deve ser entendido muito bem, porque não se trata de simplesmente ir à Santa Missa e não trabalhar conforme se faz durante a semana, também não é passar o dia de domingo na ociosidade ou se entretendo com diversas coisas.

E como já foi dito em outro momento, ainda existem alguns casos, em que apesar do domingo ou festa de guarda, o trabalho é indispensável, como, por exemplo, no caso dos médicos, policiais, missionários, etc. O descanso é a ocasião para o homem se encontrar com Deus, Criador de todas as coisas e Salvador da humanidade. Sendo assim, o descanso ao qual nos referimos, e como ensina a Igreja, deve ser algo que nos aproxime do Senhor Ressuscitado, o centro da nossa fé. É oportuno que ao longo deste dia festivo, nos dediquemos, para além da participação da Santa Missa, a termos momentos de oração em que nos aprofundamos na intimidade com Deus.

Essa experiência com o Senhor não nos fechará em nós mesmos, mas nos impulsionará para amarmos o próximo, a começar dos nossos familiares e amigos. Portanto, o descanso relacionado ao domingo e dias de guarda perpassa pela dedicação que devemos ter com a vida de oração e o amor que devemos exercitar para com as pessoas e, naturalmente, isso acaba se tornando o exercício dos dois mandamentos mais importantes: amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a si mesmo (Mt 22, 34–40). A partir deste ponto, entramos em cheio no cerne do primeiro mandamento da Igreja. Não se trata somente de fazer isso ou deixar de fazer aquilo. A Igreja não nos ordenaria algo se não fosse para nos aproximar ainda mais de Deus.

Esse primeiro mandamento eclesial nos abre um horizonte de intimidade com o Ressuscitado. Enquanto participamos com entusiasmo desses dias, nos colocamos em oração e celebração com nossos familiares e amigos, descobrimos, pouco a pouco, a beleza da economia da salvação, dos grandes feitos do Senhor ao longo da história e do quanto Ele pode e quer fazer em nossa vida. Vivemos tudo isso como comunidade cristã, como membros do Corpo Místico de Cristo, conhecemos ainda mais sobre a Tradição da Igreja, a beleza da liturgia, nossa fé cresce e provamos de frutos incomensuráveis.

Para algumas pessoas, esses dias acabam se tornando também oportunidade de estudo, por exemplo, estudam sobre a origem da determinada festa, os cantos litúrgicos utilizados, as leituras, etc. Para outras pessoas, aquelas voltadas ao ensino, esses dias acabam se tornando oportunidades de ensinar sobre vários assuntos da fé católica.

E para os santos — veja que interessante —, o domingo e as festas de guarda, eram oportunidades de receber grandes graças de Deus, assim aconteceu com Santa Teresinha, São Francisco e outros. Eu lanço um desafio para você que está lendo este artigo: se proponha a participar intensamente das celebrações dominicais e dias de guarda (já citados no início). Viva-os de maneira intensa e reserve um tempo para a oração pessoal. Dedique-se também em estar próximo dos familiares e amigos, com alegria e verdadeiro espírito cristão, sem bebedeiras, brigas ou exageros. Os frutos serão abundantes em sua vida, em sua relação com Deus e com aqueles que estiverem ao seu redor.