SANTIDADE

Santa Teresinha de Lisieux: uma flor com raízes

A santidade da jovem francesa de Alençon foi cultivada no ambiente familiar

Marie-Françoise-Thérèse Martin, mais conhecida como Teresinha do Menino Jesus ou Teresa de Lisieux, nasceu em 2 de janeiro de 1873 em Alençon, região da Normandia, ao norte da França. Sua breve trajetória sobre a terra conclui-se aos 24 anos. Em 30 de setembro de 1897, ainda no leito de morte, promete que do Céu derramaria uma chuva de rosas em graças sobre a terra.

“Que neste dia de Santa Teresinha, uma chuva de graças possa recair também sobre sua vida.” | Foto ilustrativa: bougie(c) ot alencon

150 anos de Santa Teresinha

Prestes a completar 150 anos de seu nascimento, Teresinha segue incansável em sua empreitada. Beatificada e canonizada pelo Papa Pio XI, em 1923 e 1925, se torna padroeira das missões, em 14 de dezembro de 1927. Apesar de não ter frequentado uma Universidade, foi honrada como Doutora da Igreja por João Paulo II, em 19 de outubro de 1997. Em sua autobiografia “História de uma alma”, é possível conhecer seu itinerário de santidade. A pequena via aponta um caminho da confiança e do abandono total à misericórdia divina.

Família Martin

Os pais Luiz e Zélia Martin também foram declarados santos, em 18 de outubro de 2015, pelo Papa Francisco. O casal teve 9 filhos. Quatro dos quais morreram ainda bebês ou na primeira infância. As cinco filhas se tornaram freiras.

Benção do pai

Aos 14 anos, a caçula Teresa é chamada carinhosamente de rainha pelo pai. Certo dia, a garota lhe confidencia o desejo de seguir a vida religiosa e pede ao pai para dar esse passo de ingressar no Carmelo. Diante do pedido, Luiz fica em silêncio mas faz um gesto: colhe uma florzinha com raiz e entrega à filha. “Entendi que o papai estava falando de mim. Ele arrancou a flor com as raízes para que vivesse ainda, mas em outra terra mais fértil”, escreveu mais tarde Teresa.

Alençon: um destino para renovar a vocação

A carmelita francesa conhecida como Teresa de Lisieux, cresceu em Alençon. As cidades separadas por 90 km, formam um dos mais importantes roteiros de peregrinação religiosa da França. Nesse ambiente de cenários inspiradores viveu a família Martin.

“A carmelita francesa conhecida como Teresa de Lisieux, cresceu em Alençon.” | Foto: Basilique_aerien(c)N.JUNG

Ainda hoje é possível visitar a casa no centro de Alençon, onde Teresa nasceu, em 1873, na rue Saint-Blaise 2. A santidade dessa família continua a inspirar casais, religiosos e sacerdotes que visitam o local. Uma capela erguida ao lado da casa tem uma vitrine pela qual é possível ver o quarto onde nasceu Teresa, uma valorização à vocação familiar da qual nascem e são cultivadas tantas vocações para a Igreja.

Durante o mês de setembro, tivemos a oportunidade de rezar diante das relíquias de Teresinha aqui em São Paulo, em sua passagem pela Igreja Santa Teresinha, em Higienópolis. Momento muito significativo para nossa família. É que, na última visita das relíquias ao Brasil, 25 anos atrás, minha esposa havia pedido que Santa Teresinha cuidasse da vocação dela. Após mais de duas décadas, tivemos a oportunidade de agradecer e apresentar os frutos dessa intercessão: nosso casamento, nossa vida missionária, nossos filhos. Agradecemos e confiamos à Santa Teresinha os cuidados de nossos filhos! Que neste dia de Santa Teresinha, uma chuva de graças possa recair também sobre sua vida.