SIlÊNCIO FECUNDO

São José soube ouvir a voz de Deus através de Maria

São José soube ouvir a voz de Deus através de Maria. Por muitas vezes, a presença de Maria era, para José, a voz de Deus.

Um relacionamento sadio passa por esta experiência: quando um tem a capacidade de ouvir a voz de Deus através do outro. José, por muitas vezes, precisou da presença de Maria para poder escutar a Deus. Quantas vezes queremos que o Senhor fale conosco, mas de forma pessoal.  

Deus se manifesta de muitas formas, uma delas é ser presença através do outro, assim também Maria precisou, por muitas vezes, ouvir a São José que também era pleno da presença de Deus. 

Este ano temos a graça de comemorar o Ano de São José, graças ao nosso querido Papa Francisco, que nos deu de presente a Carta Apostólica, Patris Corde, Com o coração de Pai . 

Imagem de São José ao fundo do Santuário do Pai das Misericórdias. Foto: Ass. Comunicação Santuário do Pai das Misericórdias

Interessante que a imagem de São José já fala por si só, em uma mão José segura a imagem do menino Jesus e na outra José segura uma flor, um lírio. O que quer dizer? Quer dizer que o homem deve sempre estar com suas mãos ocupadas das coisas de Deus, é próprio do homem estar ocupado, estar trabalhando. 

Dificilmente, vamos ver São José com as mãos vazias, José era um homem muito ocupado, mas estava sempre à disposição de Deus. A primeira graça que devemos pedir a São José é a disposição de coração para ser um homem, uma mulher sempre à disposição de Deus e dos irmãos. 

Hoje, vemos na sociedade pessoas ocupadas, mas não ocupadas com as coisas de Deus, vemos pessoas com as mãos vazias, pessoas pobres de gestos. São José é o homem do silêncio que trazia as palavras nos gestos. 

São José é a referência para nós no que diz respeito às virtudes, um homem muito virtuoso e rico da presença de Deus. Que possamos, neste ano de São José, pedir a sua intercessão, durante todo este ano. Que ele possa nos valer todos os dias, principalmente naqueles dias em que nos falta a disposição de coração, disposição na busca das coisas do alto. São José, como Pai da ternura, assim como diz Papa Francisco em sua Carta Apostólica, quer nos ensinar esse itinerário da santidade, quer nos dar as virtudes necessárias para chegarmos ao céu. 

São José é o Pai da vida espiritual; e um pai espiritual que quer nos direcionar ao seu filho Jesus e à Virgem Maria.  Por isso, termino como comecei, feliz o homem que ouve a voz de Deus através de Maria

São José soube ouvir a voz de Deus através de Maria.  São José, valei- nos!

Ederson José 
Comunidade Canção Nova

.:Leia mais
CARTA APOSTÓLICA PATRIS CORDE
Uma live oracional dedicada a São José
Chamados a frequentar a escola de Maria

 

Deixe seu comentários

Comentário