Mãe da Misericórdia

Chamados a frequentar a escola de Maria

A coisa mais importante na vida cristã é seguir Jesus Cristo. O carisma Canção Nova é um carisma comunitário, um carisma de comunicação e evangelização. Deus chamou alguns homens e mulheres para viverem esse carisma, para formarem outros homens e mulheres para o Mundo Novo. Algumas pessoas, portanto, são qualificadas a pertencer a esse carisma. E eu agradeço a todos esses que deram o seu ‘sim’ à vontade de Deus, que foram dóceis a esse chamado. Aqui, agradeço, de forma especial, aos nossos cofundadores, Eto e Luzia, que deram o seu ‘sim’ a esse carisma Canção Nova desde o início da nossa comunidade.

Chamados a frequentar a escola de Maria

Meus irmãos, trago a vocês a importância de cultivar uma verdadeira devoção a Virgem Maria. Somos chamados a frequentar a escola de Maria. Monsenhor Jonas, na origem dessa obra de Deus, afirmou que a Canção Nova é a “Casa de Maria”. Na comunidade, somos chamados a rezar o Santo Terço diariamente, e assim frequentar a escola de Maria, tê-la como Mãe e Mestra.

:: Oração a Nossa Senhora Pietá

Maria é Mãe, porque deu à luz o Verbo encarnado. Ela é a Mãe do Cristo total, Mãe da Igreja, dos discípulos e discípulas de Jesus. Ela sempre nos ensina a fazer tudo o que seu Filho nos disser. Ela nos acompanha e nos orienta a fazermos tudo aquilo que Nosso Senhor nos pede a cada dia. Dessa forma, Maria nos ensina a cultivarmos um coração atento à Palavra de Jesus, bem como uma disposição prática em encarnarmos os ensinamentos de Cristo. Na Canção Nova, foi ela quem tudo fez, e isso quem nos ensinou foi monsenhor Jonas.

“Na Canção Nova, foi ela quem tudo fez, e isso quem nos ensinou foi monsenhor Jonas.” | Foto ilustrativa: cancaonova.com

Devemos, pois, aprender com Maria o jeito adequado de cultivarmos a fé, pois ela sempre acreditou em Nosso Senhor. Portanto, Maria pode nos ensinar a sermos homens e mulheres de fé. Ao vermos como ela agiu nas bodas em Caná da Galileia, Maria quer nos levar a fazer essa bela experiência com esse vinho novo que seu Filho nos oferece.

Maria, a vencedora das batalhas de Deus

No livro de Ester, vemos que o povo de Deus corria sério perigo, pois o rei decidiu pelo seu extermínio. A rainha Ester intercedeu para que isso não acontecesse. Essa mulher de fé se dirigiu ao rei em favor do seu povo. Com seu exemplo, Ester nos aponta para Maria, pois a Virgem Santíssima é a vencedora das batalhas de Deus e nossa Mãe intercessora. Na escola de Maria, Mãe e Mestra, aprendemos a esperar em Deus e viver tudo aquilo que é próprio do combate espiritual.

No livro do Apocalipse, vemos o combate entre o Dragão e a Mulher. Atualmente, o Papa Francisco tem dito isso com muita clareza: a Igreja tem enfrentado um terrível combate espiritual! Satanás quer dividir a Igreja de Cristo, por isso, meus irmãos, precisamos ser homens e mulheres de oração, de intercessão. Não tenhamos medo! O combate espiritual faz parte da nossa vida cristã. Enfrentemos esse combate com alegria e esperança! Nossa Senhora, na condição de vencedora das batalhas de Deus, virá em nosso auxílio. Com ela, somos mais que vencedores em meio aos combates que enfrentamos.

Que Maria, Mãe e Mestra, ensine-nos a confiar sempre, a esperar sempre, e a viver entre nós a fraternidade do amor. Nossa Mãe nos ensina a viver nunca numa perspectiva egoísta, mas a nos fazermos sempre um dom para os nossos irmãos.

Padre Wagner Ferreira
Vice-presidente da Comunidade Canção Nova e vice-reitor do Santuário do Pai das Misericórdias

:: Como Maria, colaborar com a Obra de Deus
:: Maria, aponta-nos o caminho do Céu