VOCAÇÕES LEIGAS

A importância da missão leiga para a Igreja

A palavra vocação significa disposição natural e espontânea que orienta uma pessoa no sentido de uma atividade, uma função ou profissão na sociedade. Na sociedade, a vocação é vista como algo profissional na qual uma pessoa tem dons ou habilidades para investir e, assim, receber um pagamento pelos seus serviços prestados à sociedade. Para a Igreja é um dom recebido de Deus, escolhido de forma particular para cada um, cuja realização vai além do entendimento humano, mas concretizada graças à capacidade que Ele dá a cada pessoa chamada a doar a sua vida em troca do pagamento não deste mundo, mas da eternidade, do céu.

“A vocação leiga se cumpre no meio da sociedade, chega onde os sacerdotes ou as religiosas não podem chegar. ” | Foto Ilustrativa: FatCamera by Getty Images

A vocação é um dom, é um chamado de Deus que nos convoca para exercermos um serviço no mundo em que vivemos. Deus nos chama e, no decorrer de nossa vida, vai nos dando sinais do que Ele quer de nós. O chamado de Deus para cada um é particular e específico, nenhuma vocação é melhor do que a outra, mas cada uma tem a função de dar vida a outra vocação, se ambas são vividas de forma coerente e com fidelidade.
Todos são chamados a uma vocação e todas as vocações são importantes para a Igreja e para o mundo, não apenas os padres, freiras ou missionários são vocacionados a exercerem um serviço a Deus neste mundo. Os leigos são também vocacionados a promover a construção de um mundo melhor, é a partir da boa missão leiga vivida que sairão outras vocações específicas para a Igreja e para o mundo, tanto no chamado profissional quanto ao chamado de Deus no serviço pela evangelização.