TRÍDUO AO PAI DAS MISERICÓRDIAS

2º dia - Caminhar sem o Senhor é caminhar para ruína

“Quando tinha esbanjado tudo o que possuía, chegou uma grande fome àquela região, e ele começou a passar necessidade. Então, foi pedir trabalho a um homem do lugar, que o mandou para seu sítio para cuidar dos porcos. Ele queria matar a fome com a comida que os porcos comiam, mas nem isto lhe davam.” (Lc 15, 14-16)

Meditação

O filho mais novo saiu de casa e começou a esbanjar tudo o que possuía, e esbanjou sem controle algum. Saiu para ser dono de si, mas acabou se tornando escravo e perdeu o controle. O filho ao se afastar do pai perdeu o equilíbrio, não era mais dono de si. Ao se perder o filho chegou ao ponto de cuidar de porcos, algo inconcebível para um judeu, e não parou aí, o rapaz até desejou a comida dos porcos. Quando nos afastamos de Deus perdemos o equilíbrio, nos tornamos escravos e chegamos a fazer loucuras.

Oração

Pai das Misericórdias, embora sejamos filhos, pensamos em independência, em viver do nosso modo, sem nos preocuparmos com a família e com o Vosso cuidado. Viver sem Vós foi, é, e sempre será uma tristeza. Fora de Vós o
caminho é mendigar em lugares impróprios; o resultado foi um gastar de desgaste, o resultado foi a ilusão e uma alegria passageira.

Quando nos afastamos de Vós, Pai, lembramos que a vida tinha cor e sabor, tinha gosto e sentido, pois a nossa natureza era, e é, de ser filho e a Vossa natureza é de ser Pai. Pai das Misericórdias, não queremos mais nos afastar da Vossa presença com ilusões momentâneas e prazerosas, mas permanecer com o alimento que realmente nos sacia, que nos dá forças e sentido à vida, vosso Filho Jesus.

Amém.