RETIRO MENSAL

Corpo de Cristo, Coração de Cristo! 

A Eucaristia é a presença real de Jesus, a Sua companhia

Queridos irmãos e irmãs, na continuidade do nosso retiro mensal, entramos em um mês muito especial. Nele, estão presentes dois momentos celebrativos importantíssimos para a fé cristã católica: Corpus Christi e Sagrado Coração de Jesus. Duas realidades da vida de Cristo das quais brotam inúmeras graças para toda a Igreja, para todos nós. Eucaristia e Coração de Jesus estão intimamente ligados. 

“O Corpo de Cristo é um dom a ser recebido, em primeiro lugar, para depois ser adorado e venerado.” | Arte: Eventos Canção Nova

Meditemos sobre a Eucaristia, o Corpus Christi. Não sejamos tendenciosos a olhar para esta festa apenas como uma devoção popular que percorre alguns séculos da Igreja. Não pensemos apenas na Eucaristia a ser venerada no ostensório ou nos sacrários das nossas igrejas. Esta festa é, antes de tudo, enxergar Deus que sacia a nossa fome. Fome de vida, fome de amor, fome de sentido. O Corpo de Cristo é um dom a ser recebido, em primeiro lugar, para depois ser adorado e venerado. Jesus quis fazer do Seu Sagrado Corpo uma oferta a todos nós. 

Por isso, a Eucaristia é a presença real de Jesus, a Sua companhia. Daí, entendemos que um cristão eucarístico não é apenas aquele que vai à missa ou que faz adoração ao Santíssimo, mas é aquele que sabe viver na companhia de Jesus, aquele que vive constantemente na presença de Jesus onde estiver. 

Leia também:
:: Há pecado que não possa ser perdoado?
:: Quais sinais que você procura?
:: O pouco com Deus é muito

É muito comum ouvirmos expressões do tipo “Jesus está abandonado no sacrário, temos que ir adorá-lo”. É evidente que o culto eucarístico fora da missa, chamado de adoração, é uma prática que todos nós devemos realizar com frequência. Mas não desvinculemos jamais tal prática do amor aos irmãos que Jesus tanto ensinou. Basta lembrar que a Eucaristia foi instituída após o lava-pés. Tem muita gente abandonada bem perto de nós necessitando de amor e do nosso cuidado. Jesus saciou a nossa fome dando-nos seu corpo. Abramos o nosso coração para saciar todas as formas de fome que estão presentes no mundo. 

E, falando em coração, tocamos na segunda festa deste mês: o Sagrado Coração de Jesus. O Coração de Cristo resume toda a sua capacidade de amar. No Coração, estão contidas todas as expressões de amor que Cristo manifestou a nós ao longo de sua existência e que ainda continua. Para o Coração de Jesus, o mais importante é que cada ser humano se sinta amado e não apenas seja observador de uma doutrina. 

Vale a pena dizer que a devoção ao Sagrado Coração de Jesus está relacionada aos sentimentos de afeto que nutrimos por Ele. E de tal devoção nascem inúmeras manifestações religiosas. Mas não paremos nisso. A devoção deve se tornar um estilo de vida, um modo de viver, uma escolha, uma espiritualidade. Por isso devemos ser conduzidos a uma espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus, onde todas as minhas ações sejam permeadas pelos sentimentos de Cristo, pelo pensar de Cristo, pelo agir de Cristo. 

Quando Jesus diz “Meu jugo é suave e meu fardo é leve”, ele está se referindo ao Evangelho, ao estilo de vida que seu discípulo deve viver. Ele afirma essa suavidade e leveza justamente porque nos dá seu Sagrado Coração pleno de amor por nós. E quem se sente amado por Ele é capaz de renunciar a qualquer coisa, e é capaz de suportar qualquer coisa, porque se sente na companhia de Jesus. 

Então, queridos irmãos e irmãs, mergulhemos nossas vidas nestes grandes mistérios do amor de Deus manifestado no Corpus Christi e no Sagrado Coração de Jesus. Permitamo-nos ser profundamente amados, e com este mesmo amor, amemos nossos irmãos. 

Bom retiro a todos! 

Atitudes práticas 

1- Faça uma adoração meditada diante do Santíssimo Sacramento na sua paróquia ou comunidade. Talvez possa lhe servir de ajuda algum roteiro de adoração. Posso lhe indicar o livreto Uma visita ao Santíssimo Sacramento

2- Ofereça ao Sagrado Coração de Jesus algum gesto concreto de amor por alguém que esteja precisando de algo material, algum consolo espiritual ou até uma visita a um doente da sua comunidade.

Deixe seu comentários

Comentário