Novos Padres para a Igreja 2023

Diácono Felipe Pavão: "Dar a sua vida em resgate de muitos"

A Comunidade Canção Nova se alegra com o chamado e a vocação de dois missionários que serão ordenados sacerdotes no próximo domingo, Solenidade da Santíssima Trindade e Festa do Pai das Misericórdias.

Série: Novos Padres para a Igreja 2023

Vamos conhecer um pouco sobre a vida e vocação do diácono Felipe Pavão de Souza. Natural da cidade de Campos dos Goytacazes (RJ). Seu lema é “Pois o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos” (Mc 10, 45).

Diácono Felipe Pavão

Atualmente, Felipe Pavão reside na Frente de Missão Canção Nova de São José do Rio Preto, na região Noroeste de São Paulo. Nessa última semana, o diácono Felipe chegou na sede da Canção Nova em Cachoeira Paulista para fazer seu retiro em preparação à ordenação presbiteral.  A ordenação no dia 04 de Junho de 2023, durante a Solenidade da Santíssima Trindade e Festa do Santuário Pai das Misericórdias, marcará o inicio da sua vida sacerdotal para a Igreja e para sua Comunidade.

Pai de todas as famílias

Nestes dias que antecedem a sua ordenação, Felipe se encontra alegre e na grande expectativa para sua ordenação. Ao relatar sua história, lembrou que, logo após a sua crisma, sua madrinha disse algo que marcou o discernimento do chamado ao sacerdócio. Na ocasião, a madrinha disse a Felipe que, após a Crisma, seria o momento dele escolher entre ser pai de família ou pai de todas as famílias. Diácono Felipe conta:

“Pai de família eu sabia que já queria ser, mas, agora, pai de todas as famílias foi algo que mexeu muito comigo. E eu passei a olhar para o sacerdócio de um jeito diferente, comecei a me ver entregando minha vida toda para Deus. Mas ainda era conflituoso. Eu fui buscar um caminho vocacional no seminário diocesano para poder compreender melhor, mas quando terminou o caminho, eu ainda era menor de idade. Então, minha mãe achou melhor que eu esperasse um pouco, ficar maior de idade, para dar esse passo.”

E, naquele tempo, Felipe passou por um período de desânimo por não saber ainda para onde ir e como concretizar o próprio chamado. Foi nesse tempo que, segundo Felipe, Deus, com sua Divina Providência, o aproximou da Comunidade Canção Nova.

Diácono Felipe Pavão relata: “Lá eu conheci o padre Edimilson que me ensinou que, para ser padre, eu precisava ter a vocação do matrimônio conservada em mim. A vocação natural conservada em mim. Porque o padre não é alguém que não tem vocação para o matrimônio. É alguém que oferta o seu direito natural de ter uma família por amor ao Reino de Deus e à vocação sacerdotal. Ela não é natural, é sobrenatural e só faz sentido através dessa oferta que eu faço. E, quando eu descobri isso, foi uma libertação para mim porque aí eu pude levar a sério o dízimo. Então, vou ofertar a Deus o meu desejo de ser pai, de ser marido, para ser, como disse a minha madrinha um dia, pai de todas as famílias de muitos filhos”.

Vocação Canção Nova

Felipe Pavão inicia seu caminho vocacional na Canção Nova, sempre em vista do Seminário. É aqui na Canção Nova que Felipe ingressa finalmente no lugar que Deus escolheu para sua missão. No período que esteve no seminário Canção Nova, Felipe vive uma experiência muito difícil. Um acidente de carro que aconteceu em 2016. Na ocasião, alguns seminaristas durante uma viagem para a primeira missa de um novo sacerdote da Comunidade, sofreram um acidente. Um caminhão que veio a colidir no veículo onde eles estavam deixou vários feridos, um dos seminaristas (Tiago Antunes) faleceu na ocasião, outro quase veio a falecer (padre Willian Guimarães), outros ficaram feridos, e o agora Diácono Felipe Pavão ficou com uma deficiência no braço direito.

Felipe conta: “Isso me desconstruiu inteiramente. Eu tive depressão. Precisei renascer como pessoa, como homem, redescobrir a minha vocação, o meu ser. E (ser padre) foi algo definitivo para mim porque eu era bem jovem quando entrei no seminário e ainda não estava muito maduro a vocação dentro de mim. Depois desse acidente, com todo sofrimento que eu passei, Deus falou de forma mais contundente a respeito da minha vocação”.

Período de provação

Diante da nova deficiência adquirida no braço após o acidente, Felipe passou a questionar se ainda poderia ser padre. O questionamento nunca foi sobre o seu chamado vocacional, mas as limitações de ter agora apenas um braço com as funções motoras normais.

Felipe: “Eu fui até o bispo, e ele não questionou a minha vocação. Disse que se fosse da vontade de Deus eu seria padre”.

Lema Sacerdotal

O seu lema sacerdotal se encontra no Evangelho de São Marcos, em que Jesus diz: “E qualquer que dentre vós quiser ser o primeiro será servo de todos. Porque o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos” (Mc 10,44-45).

Diácono Felipe Pavão: “Eu aceitei muito para Deus porque, a exemplo de Jesus, eu quero dar a minha vida em resgate de muitos. E é isso que as pessoas podem esperar do padre Felipe. Esse desejo de salvar muitas almas, a exemplo do meu pai fundador do Padre Jonas. Esse carisma que me fez descobrir a vocação sacerdotal de um jeito diferente e pleno na minha vida”.

Ordenação:

Dia – 04 de junho de 2022
Hora: 9h30
Local: Santuário do Pai das Misericórdias – Canção Nova
Celebrante: Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias – Bispo de Lorena (SP)

Assista, na íntegra, à entrevista com Diácono Felipe Pavão:

Comunicação Santuário Pai das Misericórdias