RETIRO ESPIRITUAL

Vocação: todos perto d'Ele! 

Sou chamado, antes de tudo, a ser de Cristo!

Neste mês de agosto, a Igreja no Brasil celebra as vocações. Certamente, em sua paróquia, você já deve ter ouvido falar sobre este tema em alguma celebração ou em algum encontro. De fato, a vocação é um dos temas mais importantes da vida cristã porque tudo na vida de um discípulo de Cristo se fundamenta na vocação, no chamado a ser íntimo de Cristo. 

:: Deus vê o escondido

E é exatamente sobre esta palavra intimidade que vamos fazer o nosso retiro mensal. Intimidade é a condição indispensável para que cada cristão possa dizer-se seguidor de Jesus, porque intimidade é viver perto de Cristo, ouvi-Lo, falar com Ele, caminhar ao Seu lado. 

“Neste mês de agosto somos chamados a um exame de consciência sobre a nossa relação de intimidade com o Cristo.” | Foto ilustrativa: cancaonova.com

Quando lemos algum texto bíblico que fala de vocação, não escapa a afirmação dos evangelistas de que Jesus chamou os seus discípulos “para serem com Ele” (Mc 3,14). Não se espante com a tradução deste versículo. É exatamente o verbo “ser” que aparece nesta passagem, pois “ser” é muito mais forte que estar. Quando você está com alguém, você está naquele momento, em um determinado lugar. Do contrário, ser com alguém é partilhar da vida daquela pessoa. 

Por isso, somos chamados a “ser com” Jesus. Ele quer que estejamos perto d’Ele, que nos sintamos amados por Ele, que experimentemos o seu perdão, a sua força transformadora, a sua graça santificante. Daí entendemos que a vocação cristã é fundamentalmente relacional e não apenas funcional. Digo “não apenas” porque toda vocação comporta uma entrega de vida e uma missão dentro do Reino de Deus, mas isso não vem em primeiro lugar. Cristo nos quer em primeiro lugar para Ele. Quer que eu seja todo d’Ele, íntimo, amigo. Depois sim, Ele quer compartilhar comigo a Sua missão, a missão que Ele recebeu do Pai. 

Leia também:
:: Deus ama para sempre
:: Caminhar sem o Senhor é caminhar para a ruína
:: Ir e promover o encontro com o Pai

Neste mês de agosto somos chamados a um exame de consciência sobre a nossa relação de intimidade com o Cristo. Estou correspondendo a esta vocação de proximidade com Ele? Estou vivendo intimamente ligado ao Coração de Cristo que tanto me ama, seja como padre, como consagrado, como casado ou solteiro? 

Dentro da nossa espiritualidade cristã, vivamos sempre na companhia de Jesus. Que tudo o que vivenciarmos seja nesta ótica relacional. Se viverei um momento de adoração eucarística, que eu esteja ali por inteiro com Jesus. Se participar de um momento de oração, que eu esteja por inteiro com os meus irmãos. Tenhamos cuidado para não caiamos num devocionismo onde não exista mais amizade com Cristo, mas apenas um seguimento vazio, infantil, sentimental que, muitas vezes, me torna um oportunista das graças de Deus. Sou chamado, antes de tudo, a ser de Cristo!

Atitude concreta 

1- Leia o texto de Mc 3, 13-19. Medite sobre a escolha de Cristo em minha vida. Contemple a beleza das vocações na Igreja. 

2- Faça um momento de oração, individual ou comunitário, de intercessão pelas vocações.

Deixe seu comentários

Comentário