TRÍDUO AO PAI DAS MISERICÓRDIAS

1º dia - Deus Pai ama sempre

“E Jesus continuou. ‘Um homem tinha dois filhos. O filho mais novo disse ao pai: ‘Pai, dá-me a parte da herança que me cabe’. E o pai dividiu os bens entre eles. Poucos dias depois, o filho mais novo juntou o que era seu e partiu para um lugar distante. E ali esbanjou tudo numa vida desenfreada.” (Lc 15, 11-13)

Meditação

Não sabemos o motivo pelo qual o filho mais novo quis sair de casa, estava ele cansado da vida familiar? Não se sentia cuidado pelo pai? Sua juventude clamava por novidades, aventuras? Quais são os motivos que nos afastam de Deus? “Deus não me ouve, cansei d’Ele, Ele não me atende…” quais são nossas revoltas com Deus?

Qual a reação de Deus? Talvez como a do pai do filho pródigo, deu a parte da herança e permitiu o filho sair, o deixou livre para se aventurar. Deus mostrou que não é controlador, mas mostrou que é pai e deseja que seus filhos vivam com liberdade e responsabilidade.

Oração

“Pai”: assim o Vosso Filho nos ensinou a Vos chamar. E para falar de Vós, Jesus contou uma parábola em que Vós sois o pai e, um dos filhos, o mais novo, pediu a sua parte da herança. Vós, como pai, mesmo sabendo que tal decisão não era boa, permitistes a partida daquele filho.

Pai, sair do bom ambiente, que é Vosso coração, é negar uma história, negar os laços com as coisas do alto e, consequentemente, negar o outro.

Pai das Misericórdias, o lugar do Vosso coração é familiar, é saudável, mas muitas vezes nos cansamos e, como o filho mais novo, saímos de casa, da boa convivência e da Igreja. Pai, a Vossa misericórdia é sem fim. Nós Vos pedimos, ainda que nossa fraqueza ou pecado nos afaste de Vós e dos irmãos, desperta-nos para o retorno, pois Vosso coração está sempre pronto a nos
acolher.

Amém.

Leia também:
:: A história vocação do diácono Felipe Pavão
:: Retiro mensal com padre Donizete Heleno

Deixe seu comentários

Comentário