LITURGIA

Como viver bem o Tempo Comum?

O Tempo Comum não é comum; é muito mais do que isso!

Então, o tempo Pascal acabou. E agora? Quer dizer, meio que dá a sensação de decepção, né? Você tem todas essas grandes celebrações do ano litúrgico no Advento, Natal, Quaresma e Páscoa; e então, mais uma vez, é só o velho Tempo Comum. Mas espere um segundo: o Tempo Comum não é comum; é muito mais do que isso! Aqui está um Guia Definitivo para o Tempo Comum, para ajudar você a aproveitar ao máximo este tempo litúrgico.

“Tecnicamente, o Tempo Comum tem duas partes, mas permanece como um único tempo.”  | Créditos: Wesley Almeida / cancaonova.com

O que é o Tempo Comum?

O Tempo Comum é um tempo litúrgico, assim como qualquer outro. E assim como qualquer outro tempo no calendário litúrgico, ele celebra uma parte muito específica na vida de nosso Senhor Jesus Cristo. Quando pensamos nos tempos litúrgicos, normalmente pensamos nos principais, como Advento, Natal, Quaresma e Páscoa. Esses tempos celebram o que poderia ser chamado de “O Evento Principal”. Ou seja, a encarnação, o nascimento, a Paixão, a morte, a ressurreição e a ascensão de Jesus. Parece não haver muito a celebrar depois disso, certo? Errado!

Leia outros artigos do Kaique:

:: Como diferenciar pecado mortal de pecado venial
:: As aparências enganam
:: Distrai-me muito na oração do Rosário?

As 33 (ou 34, dependendo de como caem as festas – mais sobre isso em um minuto) semanas do Tempo Comum contêm o restante do ministério terreno de Jesus e alguns dos principais eventos dos Evangelhos que conhecemos e amamos. Os milagres, as parábolas, a chamada dos doze, o sermão da montanha, o discurso do pão da vida… temos tudo isso e muito mais durante este tempo. Realmente, há muito o que celebrar.

Por que a palavra “comum”?

O termo “comum” em nosso uso comum geralmente se refere a algo simples, sem brilho ou desinteressante. Por esse motivo, muitas pessoas ouvem “Tempo Comum” e imediatamente pensam neste tempo como algo assim. Mas essa compreensão não reflete o verdadeiro significado da liturgia. “Comum”, nesse contexto, vem do termo latino “ordinalis”, que significa “numerado” ou “regido”. Esse título simplesmente se refere à natureza contínua e rítmica do tempo. Assim como a vida cotidiana, há um ritmo nos dias e nas semanas. Claro, temos feriados e ocasiões especiais que aguardamos ansiosamente e que mudam o ritmo, assim como temos dias santos e festas no ano da Igreja. Mas essas ocasiões especiais não são a imagem completa, assim como há mais na vida de Cristo do que o que celebramos em outros tempos litúrgicos.

Quando é o tempo?

Tecnicamente, o Tempo Comum tem duas partes, mas permanece como um único tempo. A primeira parte começa logo após a festa da Epifania e vai até a Terça-feira de Carnaval, o dia anterior à Quarta-feira de Cinzas (quando a Quaresma começa). A segunda parte começa na segunda-feira após o Pentecostes e vai até o Primeiro Domingo do Advento. Essa segunda parte é tipicamente cerca do dobro do comprimento da primeira. O Tempo Comum normalmente tem cerca de 33 ou 34 semanas, dependendo de como outras festas da Igreja Católica se encaixam. Cada uma dessas semanas é marcada pela passagem do tempo:

O Primeiro Domingo do Tempo Comum

O Segundo Domingo do Tempo Comum

O Terceiro Domingo do Tempo Comum

Qual é a cor?

A cor litúrgica do Tempo Comum é o verde. Isso representa o tempo de crescimento e expansão da Igreja após a vida, morte e ressurreição de Jesus. O verde é uma cor muito natural, e frequentemente é um símbolo de crescimento e nova vida.

O que devemos fazer?

Assim como todos os tempos litúrgicos, o Tempo Comum é para ser vivido! Não devemos ser receptores passivos da liturgia, pelo menos não deveríamos ser. Somos chamados a ser participantes ativos! Participar do Tempo Comum significa participar da vida cotidiana de Jesus. Os domingos e as semanas do Tempo Comum, por outro lado, nos conduzem pela vida de Cristo. Este é o tempo da conversão. Isso é viver a vida de Cristo. O Tempo Comum é de crescimento e amadurecimento, um tempo em que o mistério de Cristo é chamado a penetrar cada vez mais profundamente na história até que todas as coisas estejam finalmente incorporadas em Cristo. Pense nessa última frase por um momento. Incorporadas em Cristo. Uma das realidades da vida cotidiana é que é fácil se envolver em coisas: política, mídias sociais, agendas, trabalho, dinheiro, preocupações… A lista poderia continuar.

Mas como seria a vida se você estivesse envolvido em Cristo?

Aqui está uma pequena lista de maneiras pelas quais você pode abraçar totalmente este tempo litúrgico e se envolver em Cristo:

1. Examine seus hábitos. Sua vida cotidiana geralmente é apenas uma série de hábitos realizados um após o outro. Se você quer que sua vida mude, o primeiro lugar para procurar é em seus hábitos. Um ótimo novo hábito para começar: ler o Evangelho diário.
  2. Gratidão. A alegria sempre encontra suas raízes na gratidão. Tente começar cada dia agradecendo a Deus por cinco coisas comuns e cotidianas. Se você tem uma família, tente fazer isso ao redor da mesa na hora do jantar e listar coisas juntos.
  3. Use sua imaginação para refletir sobre a vida cotidiana de Jesus. Imagine Jesus fazendo coisas simples. Comendo, caminhando, brincando com seus amigos. Orando. Coloque-se como um espectador nas histórias do Evangelho em sua imaginação.

O Tempo Comum está longe de ser comum. Mas o verdadeiro poder da liturgia só é desbloqueado se você a viver!