MUDANÇA DE VIDA

A conversão constante do verdadeiro discípulo

Todo motorista, provavelmente, já passou pela experiência de estar viajando em seu carro e, em determinado momento, percebeu-se perdido ou ao menos pegou um caminho errado.

Em ambas as situações, não há outra solução senão realizar uma conversão. Seja retornando ou usando uma saída, é necessário mudar aquela direção caso queira chegar ao destino desejado. Na vida do verdadeiro discípulo de Jesus não é diferente.

Carro com a Cruz ao centro: a conversão constante do verdadeiro discípulo

Foto: Cathopic by melonipela

A constituição dogmática Lumen gentium, do Concílio Vaticano II, no número 39, diz: “Todos na Igreja, quer pertençam à Hierarquia quer por ela sejam pastoreados, são chamados à santidade”.  Com isso, fica claro que o caminho de todo cristão, quer seja padre, consagrado ou leigo, é a santidade. Se a santidade é o caminho. Fica a pergunta: Qual é o destino do cristão? A essa pergunta, nos responde o Catecismo da Igreja Católica no parágrafo 2802: 

“O céu, a Casa do Pai, constitui a verdadeira pátria, para onde caminhamos e à qual desde já pertencemos.”

Embora a santidade seja o caminho do verdadeiro discípulo de Jesus e o céu o seu destino, muitos ainda estão totalmente perdidos ou encontram-se em caminhos errados.

Assim como no caso do motorista, também aquele que se encontra fora da verdadeira estrada deve realizar uma “conversão” para retornar à sua rota verdadeira. A primeira conversão que se deve realizar é, sem sombra de dúvida, abandonar o pecado mortal. O caminho da santidade é o caminho da vida e da Vida Eterna.

O caminho do pecado, por sua vez, leva à morte, como afirma São Paulo: “O salário do pecado é a morte” (Rm 6,23). Aquele que dirige para chegar ao seu destino final deve abandonar o caminho errado. Igualmente o que anda pelo caminho da morte deve voltar ao caminho da vida. Neste caso, deve-se romper, definitivamente, com tudo o que fere os dez mandamentos, pois foram dados por Deus para nos levar à verdadeira vida. A única saída aqui é a confissão com um padre. Após essa primeira conversão, tudo está feito? Obviamente que não.

O fato de ter tomado o caminho correto não significa dizer que alcançou o destino

A parte mais fácil é pegar a saída ou o retorno de uma rodovia, mas agora existe todo o caminho que se deve trilhar. É neste ponto da estrada que se mostra, de fato, quem são os verdadeiros discípulos de Cristo. Há no homem uma inclinação para o mal por consequência do pecado original (CIC 418).  Por isso o homem tende a sair do caminho da vida. O verdadeiro discípulo de Cristo deve constantemente realizar pequenas conversões para não se desviar totalmente do caminho.

Isso significa dizer que existem no homem vícios, imperfeições e pecados leves que precisam ser combatidos para não terem força de nos retirar da estrada rumo à verdadeira Pátria. O verdadeiro discípulo irá diariamente encontrar força na oração para buscar a conversão. Conversão do egoísmo para o amor e assim transformar sua mentalidade. Transformar suas escolhas, amizades, os programas que assiste, a música que ouve, os livros que lê. Transformar seu trabalho, sua família, seu casamento, o modo de tratar os filhos, sua faculdade, sua relação com as pessoas.

Aquele que, verdadeiramente, deseja seguir Cristo irá, em tudo do seu cotidiano, auxiliado pela Graça, imitar as suas ações, seus sentimentos. Até chegar a dizer como São Paulo: “Eu vivo, mas não eu: é Cristo que vive em mim” (Gal 2,20). Não importa qual o caminho que se tenha tomado! Independentemente da distância já percorrida, ainda que esteja parado num trecho, mesmo que não tenha um GPS, existem indicações muito claras para retomar a rota. Os sacramentos, as virtudes e o modelo da vida dos santos são sinalizações seguras para chegar ao céu. A primeira conversão, ainda que dolorosa, é certamente a mais fácil.

Contudo, a conversão diária exige muito mais, dada a necessidade de morrer para si mesmo constantemente. Entretanto, este é o chamado do verdadeiro discípulo, e o destino fará valer a pena todo o cansaço do caminho. O que Deus tem preparado para os que O amam “O os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem entrou no coração do ser humano” (I Cor 2,9). Hoje é o momento certo de mudar o rumo da sua vida. Saia da estrada do mundo e pegue a próxima saída para a Casa do Pai, você não vai se arrepender!

Deixe seu comentários

Comentário