TIRE SUA DÚVIDA!

O pecado mortal tem perdão?

“Aquele, pois, que pensa estar em pé, veja que não caia”.( ICr 10.7b). 

O pecado mortal ou pecado grave, destrói a caridade em nós, nos tira a graça santificante e nos conduz para a morte eterna. 

O Catecismo da Igreja Católica nos ensina que o pecado é como uma falta contra a razão, a verdade, a consciência reta; é uma falta ao amor verdadeiro para com Deus e para com o próximo, por causa de um apego perverso a certos bens. Fere a natureza do homem e ofende a solidariedade humana. Foi definido como uma palavra, um ato ou um desejo contrário à lei eterna. O pecado mortal é uma possibilidade radical da liberdade humana, como o próprio amor. Acarreta a perda da caridade e a privação da graça santificante, isto é, do estado de graça. Se este estado não for recuperado mediante o arrependimento e o perdão de Deus, causa a exclusão do Reino de Cristo e a morte eterna no inferno, já que nossa liberdade tem o poder de fazer opções para sempre, sem regresso. No entanto, mesmo podendo julgar que um ato é em si falta grave, devemos confiar o julgamento sobre as pessoas à justiça e à misericórdia de Deus.” (CIC 1849 e 1861) 

“Deixai-vos reconciliar com Deus” | Foto Ilustrativa: cancaonova.com

O pai nos chama à santidade, nos convida a rompermos com todo pecado, sermos homens e mulheres segundo o seu coração, sabemos o quanto somos falhos e fracos e muitas vezes caímos na tentação do pecado, mas quando caímos no pecado, como podemos fazer para recomeçar? Existe perdão para o pecado mortal? 

Pelo Sacramentos da reconciliação (confissão) todos os que se encontram em pecado mortal podem receber o perdão de Deus e recomeçar, aquele que caminha buscando o Céu, precisa trilhar um caminho de santidade, fugir do pecado, buscar recomeçar sempre!

Leia também:
:: Sacramento do Batismo
:: Sacramento da Crisma

O sacramento da Reconciliação, dá ao pecador o amor de Deus que reconcilia: «Deixai-vos reconciliar com Deus» (2 Cor 5, 20). Aquele que vive do amor misericordioso de Deus está pronto para responder ao apelo do Senhor: «Vai primeiro reconciliar-te com teu irmão» (Mt 5, 24). (CIC 1424) 

Se estamos em pecado, busquemos a confissão, tenhamos temor em morrer em pecado mortal e perdermos o céu, por isso não percamos a graça do tempo da misericórdia que o Senhor nos concede. A única certeza que temos é do agora, por isso sejamos santos no agora, em tudo o que fazemos, se o Senhor nos chamar ou voltar estaremos prontos para adentrarmos a eternidade. 

Deus abençoe! 

Bianca de Campos
Missionária da Comunidade Canção Nova

Deixe seu comentários

Comentário