Vida Cristã

A importância do Sacramento da Crisma

Neste segundo texto sobre os sacramentos, iremos compreender como a Igreja entende o sacramento da Crisma ou da Confirmação. E o Catecismo da Igreja Católica discorre sobre a Crisma, desta forma: “Com o Batismo e a Eucaristia, o sacramento da Confirmação constitui o conjunto dos ‘sacramentos da iniciação cristã’, cuja unidade deve ser salvaguardada. Por isso, é preciso explicar aos fiéis que a recepção deste sacramento é necessária para a plenitude da graça batismal (§1285).

O que é a crisma?

Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

A Crisma é definida como sacramento em que o batizado recebe o Espírito Santo para ser fortificado na sua vida interior de fé, encorajado e animado para a profissão externa da mesma, isto é, o apostolado (BARTMANN, 1962). Com esse sacramento, o fiel torna-se soldado para testemunhar a Cristo no mundo. É interessante também entendermos como Santo Tomás de Aquino chama a esse sacramento: “sacramento da plenitude da graça”, do “cumprimento da salvação’”.

:: Sacramento do Batismo

Seguindo o entendimento até aqui percorrido, podemos perceber a Crisma como sacramento da Nova Aliança instituído por Cristo. Foi Nosso Senhor Jesus Cristo quem prometeu, muitas vezes, o Espírito Santo (cf. Jo 14,26; 16,7. 13).

O entendimento desse derramar do Espírito deve ser entendido além de sua forma carismática, também precisa ser entendido como o Espírito santificador como princípio para uma vida nova. Essa promessa realizou-se em Pentecostes (cf. At 2,1-4).

O Bispo, pela imposição das mãos e pela unção que é feita, realiza o sacramento. Ele é o ministro ordinário para ministrar o sacramento, pois, foram os Apóstolos que administravam a Crisma (cf. At 8,14-17). O sacerdote pode ser ministro desse sacramento de forma extraordinária.

:: Os sacramentos foram instituídos por Deus?

Para o recebimento da Crisma, como ele traz uma ligação com o Batismo, assim, exige-se o estado de graça. Com isso, têm-se, como efeitos desse sacramento, o recebimento do Espírito Santo e dos seus sete dons. Conferindo assim, o espírito de santidade e fortaleza. Confere-se também a graça santificante ao crismado.

Em relação á Santíssima Trindade, pode-se notar que: “a presença viva e operante da Trindade é decisiva. Se o Batismo tornou o cristão filho no Filho diante do Pai, a confirmação o enriquece de uma nova, particular força do Espírito Santo […] (FORTE, 2013). O Batismo e a confirmação são dois momentos de uma única doação divina ao homem, sendo, o primeiro, a recepção da Trindade no homem e, o segundo, a ajuda a resplandecer esta vida com um novo fulgor no agir (cf: FORTE, 2013).

Por fim, é importante compreender que a graça conferida na Crisma é dirigida à luta contra o erro, a discórdia, o egoísmo, a vanglória, a tirania, a comodidade, a preguiça, medo da responsabilidade etc. A confirmação é, pois, o sacramento que capacita o cristão a repelir as forças opostas a uma configuração do mundo digna do homem e para criar uma ordem verdadeiramente humana.

Fábio Nunes
Seminarista da Canção Nova

Fontes:
BARTMANN, Bernardo. Teologia Dogmática: sacramentos – escatologia. São Paulo: Paulinas, 1962.
BÍBLIA de Jerusalém. 5. ed. São Paulo: Paulus, 2008.
CATECISMO da Igreja Católica. São Paulo: Loyola, 2000.
FORTE, Bruno. Breve Introdução aos Sacramentos. Tradução Antonio Efro Feltrin. São Paulo: Paulinas, 2013.

:: A importância da Via-Sacra na vida do cristão

:: Tenhamos pressa pela misericórdia do Pai