Santuário

A importância da Via-Sacra na vida do cristão

Nos aproximamos de um tempo forte de espiritualidade dentro da Igreja, que é o tempo da Quaresma. Esse tempo tão particular no ano litúrgico serve de preparação para o momento alto que é a Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo. Sendo assim, no presente artigo, falaremos sobre a Via-Sacra, espiritualidade essa comum em todo o tempo da Igreja, contudo, toma uma maior expressão nos quarenta dias em que somos chamados à penitência e oração.

Reze a Via-Sacra todas às sextas-feiras da Quaresma, às 19h, no Caminho da Misericórdia

Foi no século IV que muitos fiéis criaram a devota tradição de retornarem à Terra Santa para visitarem os lugares em que Jesus passou, tanto no período da Sua vida, morte, como também os lugares em que, Ressuscitado, apareceu. A religiosa Egéria, durante suas visitas a esses lugares sagrados, realizou vários relatos, descrevendo minuciosamente sobre os lugares santos em que Jesus passou.

Talvez, você já tenha percebido que, em muitas Igrejas, durante às sextas-feiras e, de maneira mais intensa, durante a Quaresma, muitas pessoas se reúnem numa espécie de caminhada e vão meditando o que chamamos de “estações”. Essas estações se resumem em alguns momentos da via crucis de Jesus, como, por exemplo, na primeira estação, medita-se a condenação de Jesus à morte; na segunda estação, medita-se Jesus que carrega a Cruz às costas; e assim é feito o percurso de Jesus até a décima quarta estação em que Jesus é colocado no sepulcro.

Toda meditação é acompanhada de uma passagem bíblica que ajuda os fiéis na oração. Assim, muitas dessas passagens são retiradas dos Evangelhos, dos Salmos e de outros livros, fazendo com que quem medita a Via-Sacra tenha contato com os textos bíblicos.

Muitos não sabem que: rezar piedosamente a Via-Sacra, percorrendo o mesmo caminho feito por Jesus, concede as indulgências plenárias ao fiel que a reza. Vale lembrar que, se faz necessário que haja um deslocamento de uma estação para a outra, remetendo ao percurso realizado por Jesus. Com a graça das indulgências, podemos conceber sufrágio às almas do purgatório, concedendo a elas a graça de adentrar o céu.

É importante ressaltar que, a espiritualidade da oração da Via-Sacra ajuda cada fiel a meditar os momentos de dor de Nosso Senhor, assim, realizando no seu coração um reconhecimento do amor de Jesus por cada um de nós. Jesus deixou-se escarnecer a ponto de ficar desfigurado, como, em Isaías, a própria Palavra narra, de modo a prefigurar o sofrimento de Jesus: “Tão desfigurado estava que havia perdido a aparência humana” (Is 52,14). Com essa passagem, conseguimos imaginar tamanho sofrimento e escárnio que Jesus passara. Completa, ainda, o profeta: “Mas aprouve ao Senhor esmagá-lo pelo sofrimento; se ele oferecer a sua vida em sacrifício expiatório[…]” (Is 53,10).

Por fim, meu querido leitor, escrevo alguns conselhos que o nosso amado Papa Francisco deixou aos jovens, durante a Jornada Mundial da Juventude, em 2013, aqui, no Brasil, mas que servem para todas as idades. Segundo o Papa Francisco, deveríamos rezar a Via-Sacra porque: primeiro, ela nos ajuda a colocar a nossa confiança em Deus; segundo, ela  nos mostra nosso lugar na história; terceiro, nos recorda que Jesus sofre conosco; quarto, nos convida à ação; quinto, nos ajuda a tomar uma decisão a favor de (ou contra) Jesus; sexto, revela a resposta de Deus ao mal no mundo; sétimo, nos dá a certeza do amor de Deus por nós; e, oitavo, nos guia da cruz à Ressurreição.

:: Medite a via-sacra no Santuário

Dessa forma, fica para nós o convite de rezarmos a Via-Sacra e podermos nos unir mais perfeitamente ao sofrimento de Cristo, lucrando ainda as indulgências.

Fábio Nunes
Seminarista da Comunidade Canção Nova