PENTECOSTES

Uma vida pelo Espírito e não pela carne

O que, na Palavra de Deus, se chama “carne”, podemos interpretar como o nosso homem interior, nosso eu, nossa vontade própria. E por “espírito”, compreendemos aquela parte em nós adormecida enquanto não nascemos de novo, onde o Espírito Santo vem morar quando temos um encontro pessoal com Jesus. Ressalto que quando a Bíblia se refere ao Espírito (com letra maiúscula) está se referindo ao Espírito Santo de Deus, e não ao nosso espírito (com letra minúscula)!

:: Festa ao Pai das Misericórdias

Em relação a “viver na carne e no espírito”, há vários textos reveladores na Bíblia, e tais passagens nos ajudam a nos posicionarmos e traçarmos novas rotas mediante as mais diversificadas ofertas, sugestões, tentações…

Quem semeia na carne, da carne colherá a corrupção; quem semeia no Espírito, do Espírito colherá a vida eterna. (Gálatas 6,7-8) | Foto ilustrativa: Larissa Carvalho/cancaonova.com

“O espírito é que vivifica, a carne de nada serve. As palavras que vos tenho dito são espírito e vida.” (João 6,63).

“Os que vivem segundo a carne gostam do que é carnal; os que vivem segundo o espírito apreciam as coisas que são do espírito. Ora, a aspiração da carne é a morte, enquanto a aspiração do espírito é a vida e a paz. Porque o desejo da carne é hostil a Deus, pois a carne não se submete à Lei de Deus, e nem o pode. (Rm 8,5-7)

“Portanto, irmãos, não somos devedores da carne, para que vivamos segundo a carne. De fato, se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas se, pelo Espírito, mortificardes as obras da carne, vivereis, pois todos os que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.” (Rom 8,12-14).

“Vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não abuseis, porém, da liberdade como pretexto para praze­res carnais…” (Gálatas 5,13)

Reafirmo: Tenha uma vida no Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne, pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam. Mas se vocês são guiados pelo Espírito, não estão debaixo da Lei.

Leia mais:
:: O Dom do Temor a Deus
:: O Dom da Sabedoria
:: O Dom da Inteligência
:: O Dom da Ciência

Ora, as obras da carne são estas: fornicação, impureza, liber­tinagem, idolatria, superstição, inimizades, brigas, ciúmes, ódio, ambição, discórdias, partidos, invejas, bebedeiras, orgias e outras coisas semelhantes. Dessas coisas vos previno, como já vos preveni: os que as praticarem não herdarão o Reino de Deus!

Ao contrário, o fruto do Espírito é caridade, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, brandura, temperança.

Pois os que são de Jesus Cristo crucificaram a carne, com as paixões e concupiscências. Se vivemos pelo Espírito, andemos também de acordo com o Espírito. ( Gálatas 5,19-25)

Quando eu preciso tomar decisões em minha vida, ou sobre algo, sempre coloco na balança estes “dois pesos”, e me pergunto: “o que tenho sentido referente a esta decisão, é fruto da carne ou do Espírito? Para eu poder dar uma resposta em uma vida no espírito, é necessário sempre ter esta balança.

Não vos enganeis: de Deus não se zomba. O que o homem semeia, isso mesmo colherá. Quem semeia na carne, da carne colherá a corrupção; quem semeia no Espírito, do Espírito colherá a vida eterna. (Gálatas 6,7-8). Em outras palavras, podemos dizer: “Se vivo uma vida no Espírito, o fim é a vida eterna”. Em qual vida quereis viver? Sabemos da morte que é certa, mas será a vida que escolherá viver que dará a você uma vida eterna de glória ou de pavor.

Portanto, eis o que digo e conjuro no Senhor: não persistais em viver como os pagãos, que andam à mercê de suas ideias frívolas. Têm o entendimento obscurecido. Sua ignorância e o endurecimento de seu coração mantêm-nos afastados da vida de Deus. Indolentes, entregaram-se à dissolução, à prática apaixonada de toda espécie de impureza.

Novo homem

Todavia, não foi isso que vocês aprenderam de Cristo. De fato, vocês ouviram falar dele, e nele foram ensinados de acordo com a verdade que está em Jesus. Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade.

Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo. Quando vocês ficarem irados, não pequem. Apaziguem a sua ira antes que o sol se ponha, e não deem lugar ao Diabo. O que furtava, não furte mais; antes, trabalhe, fazendo algo de útil com as mãos, para que tenha o que repartir com quem estiver em necessidade.

Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo.

Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados, e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus.

Nossa herança

Entre vocês não deve haver nem sequer menção de imoralidade sexual como também de nenhuma espécie de impureza e de cobiça, pois essas coisas não são próprias para os santos. Não haja obscenidade, nem conversas tolas, nem gracejos imorais, que são inconvenientes, mas, ao invés disso, ações de graças. Porque vocês podem estar certos disto: nenhum imoral, ou impuro, ou ganancioso, que é idólatra, tem herança no Reino de Cristo e de Deus. Ninguém os engane com palavras tolas, pois é por causa dessas coisas que a ira de Deus vem sobre os que vivem na desobediência. Portanto, não participem com eles dessas coisas.

Porque outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz, pois o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade; e aprendam a discernir o que é agradável ao Senhor. Não participem das obras infrutíferas das trevas; antes, exponham-nas à luz. Porque aquilo que eles fazem em oculto, até mencionar é vergonhoso. Mas tudo o que é exposto pela luz torna-se visível, pois a luz torna visíveis todas as coisas. Por isso é que foi dito: Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo resplandecerá sobre ti” (Efésios 4,17-32; 5,1-14).

Assim buscando, esforçando, orando, jejuando e oferecendo as dores, sacrifícios, penitências e dando sentido aos sofrimentos, é que conseguiremos viver uma vida no Espírito não mais na carne.

Viver uma vida no Espírito é abrir-se à força vinda de Pentecostes, é buscar a unção daquela sala que inaugurou a Igreja e, incessantemente, pedir o Espírito Santo, antes e depois de qualquer atividade que possa realizar no seu dia a dia. Seja ao acordar, antes de uma reunião, de uma prova, de uma conversa que poderá ser dura, em seu relacionamento com o esposo(a), na hora de dormir etc.

Desejo que em Pentecostes você seja batizado no Espírito Santo, e que sua alma seja reinflamada.

Abraço fraterno,
@robsonluiscn – Seja ousado para Deus te usar!
(Comunidade Canção Nova)

Deixe seu comentários

Comentário