OS DONS ESPIRITO

O Dom de Inteligência

Vinde, espírito de Inteligência!

Nós cristãos recebemos no nosso batismo os  dons infusos do Espírito Santo que são para a nossa santificação, e como o dom da inteligência é um dom infuso que recebemos no nosso Batismo e ele nos acompanha por toda a vida, precisamos usá-lo sempre, nas situações confusas, quando precisamos tomar uma decisão, fazer uma escolha, nas circunstâncias difíceis diante das quais não sabemos o que fazer, falar ou agir. Deus nos concede o dom para ser esse auxílio e para andarmos na Sua vontade, no caminho que nos leva ao céu.

Papa Francisco nos ensina:

O dom do entendimento ou inteligência nos ajuda a penetrar no íntimo das verdades reveladas por Deus e entendê-las. Por ele o cristão contempla os mistérios da fé. É um entendimento diferente daquele que o teólogo obtém pelo estudo, o que é penoso e lento. O dom da inteligência é eficaz mesmo sem estudo; é dado aos pequeninos e ignorantes, desde que tenham grande amor a Deus.

Foto: Cathopic by @diegozamc

Por esse dom conhecemos os nossos pecados e a nossa miséria. Os santos, quanto mais se aproximaram de Deus, mais tiveram consciência do seu pecado ou da sua distância em relação a Ele. Podemos assim contar com este dom para trilharmos um caminho de santidade, olharmos para nossas atitudes, decisões, e percebermos se estamos fazendo escolhas de santidade ou estamos escolhendo perder a nossa vida, até mesmo tendo escolhas ruins referente à vida de outras pessoas. O dom da inteligência nos ajuda a entendermos melhor as verdades da fé, nos aproxima de Deus, da Sua verdade. Pelo dom da inteligência podemos entender a essência de alguma realidade e contemplar com clareza o mistério da Santíssima Trindade, o amor do Redentor para com os homens, o significado da Sagrada Eucaristia na vida cristã, a importância dos sacramentos, da liturgia, da Palavra de Deus, das mortificações, meditações, orações, da moral católica.

Estamos caminhando rumo à solenidade de Pentecostes, por isso eu o convido a pedir a graça dos dons do Espírito Santo para ser auxílio no seu caminho de santidade. Peça a graça deste dom ao Espírito Santo, a fim de que você possa ser uma pessoa cheia da graça do alto para tomar decisões certas, ter cada vez mais a clareza do Deus que o ama e quer a sua salvação.

“Sabemos que aquele que nasceu de Deus não peca, mas o que é gerado de Deus se acautela, e o Maligno não o toca. Sabemos que somos de Deus, e que o mundo todo jaz sob o Maligno. Sabemos que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento para conhecermos o Verdadeiro. E estamos no Verdadeiro, nós que estamos em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna”. (1Jo 5,18-20)

Vinde, espírito de Inteligência! Iluminai a minha mente para que entenda e abrace todos os mistérios da fé e mereça alcançar um pleno conhecimento Vosso, do Pai e do Filho.

Oração: Ó Deus, concedei-nos o Dom do Entendimento, para que, pela luz celeste de Vossa graça, bem entendamos as sublimes verdades da salvação e a doutrina da santa religião. Por Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Deus abençoe.