SEJA MISERICORDIOSO

Sim, aquele é um pecador. Mas e eu?

Vivemos numa sociedade crítica, que para qualquer erro ou deslize que alguém cometa haverá sempre uma opinião, um julgamento, uma sentença. Muitas vezes, as situações que acontecem na vida do outro são analisadas de maneira geral, como se o cálculo matemático de 2 + 2 =4 funcionasse também para a condição humana. Mas não funciona! Entre os números, há detalhes que ninguém mais vê e conhece senão o próprio protagonista da história. Por trás do erro existe o coração que sofre por ter errado; por trás do pecado, existe o homem ou a mulher que espera não por sentenças, mas por uma mão que lhe seja estendida e uma voz que lhe diga: “Eu também sou como você e estou aqui para ajudá-lo. Vamos!”.

Quando julgamos e condenamos uma pessoa pelo pecado que ela cometeu, assumimos um lugar que não é nosso, mas unicamente de Deus. E vale lembrar que o próprio Deus amou tanto o mundo, que enviou o Seu Filho único para que não fôssemos condenados, mas salvos. Essa salvação estende-se para toda a humanidade – os homens de ontem, os de hoje e os de amanhã. Precisamos sempre recordar que nós – eu e você – fazemos parte dessa mesma humanidade que foi redimida pelo Sangue do Cordeiro derramado na Cruz.

Fomos redimidos pelo sangue do Cordeiro | Foto ilustrativa: cancaonova.com

Sendo assim, estamos na mesma condição, não é mesmo? Se aquele que eu vejo é um pecador, eu também sou, pois por ele e por mim Jesus se ofertou. Nesse caso, somos convidados a trilhar um caminho de misericórdia, sabendo bem dividir e separar o pecado do pecador. O primeiro passo é não julgar nem condenar, mas ter uma atitude de misericórdia. Tal atitude é abrangente e pode ser vivida de várias maneiras. Por exemplo, se aquele pecador está sendo criticado num grupo de conversa, tenha a atitude de silenciar quando chegar a sua vez; e no silêncio, ponha um fim ao julgamento. Troque a condenação pela oração! O segundo passo é o acolhimento, que, com certeza, fará uma grande diferença na vida de quem cometeu o pecado, visto que ele mesmo já se condena por seu erro. Nesse passo é indicado o exercício da empatia, que é colocar-se no lugar do outro sem deixar de ser você mesmo. Quando paramos para escutar e tentar entender, começamos a conhecer o que está no íntimo da pessoa, inclusive o seu sincero desejo de mudança. Com isso, poderemos ser na vida do outro um canal da Misericórdia, que ama e acolhe o pecador e o conduz para a liberdade e a dignidade de filho de Deus.

O que faz de alguém um pecador é justamente o ato de pecar, e deste nenhum de nós está isentos. Todos temos os nossos espinhos na carne e travamos lutas diárias para não voltarmos à escravidão da qual Cristo nos libertou. A você, pecador como eu, dou mais um conselho: ao se deparar com alguma situação de pecado na vida de alguém, não reaja como quem já superou todas as suas faltas e defeitos, mas reflita: eu posso cometer semelhante pecado ou até mesmo pior. E diante dessa verdade, reze de todo o seu coração por você e por seu irmão: “Misericórdia, Senhor, pois somos pecadores!”.

Joanderson de Medeiros
Seminarista da Comunidade Canção Nova

 

Deixe seu comentários

Comentário