HUMANIDADE

Um amor imperfeito

Amar a Deus sobre todas as coisas. Este é o primeiro mandamento da lei de Deus, o qual nos lembra que devemos colocar Deus antes e acima de qualquer desejo nosso. Toda nossa busca deve ser para que isso se realize, porque, se assim não for, de nada valerão as outras realizações de nossa vida.

“Não há razões para você desistir!” | Foto ilustrativa: cancaonova.com

Mas o que fazer quando percebemos que estamos longe de viver assim? No decorrer de nossa vida, deparamo-nos com a verdade de que temos um amor imperfeito. Não conseguimos colocar Deus acima de todas as coisas em muitas situações. Amamos imperfeitamente a Deus, aos que estão próximos e a nós mesmos. Percebemos nossa grande limitação em sermos constantes, em sermos fiéis e decididos. Muitas vezes, nem amamos, somos egoístas. Nossa vida é um intercalado de altos e baixos, de quedas e soerguimentos ou, até mesmo, sentimos que, às vezes, damos 2 passos à frente e 3 atrás.

Constatar e reconhecer essa imperfeição em nós poderia nos levar ao desânimo ou a desistir de lutar. Como apresentar a Deus um amor imperfeito assim? Porém, é justamente este amor que devemos oferecer a Deus. Jesus deixou bem claro isso quando disse: “Não vim chamar à conversão os justos, mas sim os pecadores.” (Lc 5, 32)

Digo a você: Não há razões para você desistir! Não há pecado, limitação ou falha que seja capaz de impedir o seu retorno a Deus. Jesus construiu um caminho definitivo e aberto a todos, em qualquer situação. O caminho da misericórdia.

:: O que é Catecismo da Igreja Católica?
:: Humildade é sinal de fraqueza?
:: A Segunda Vinda de Jesus

De nossa parte, basta ter a coragem de assumir este nosso amor imperfeito, reconhecer que somos necessitados da misericórdia de Deus e seguir por este caminho, aconteça o que acontecer.

No caminho da misericórdia, quando caímos, nossas vestes tocam o Sangue precioso de Jesus e por Ele são lavadas, são purificadas e, quando chegarmos diante do Pai, estaremos puros pela graça de Cristo. O nosso amor imperfeito será glorificado e acolhido como a mais bela oferta a Deus, porque estará, também ele, envolvido pela misericórdia de Cristo.

Portanto, celebre hoje o seu amor imperfeito e, principalmente, coloque-o na misericórdia de Deus com sinceridade. Diga a Jesus: “Senhor, eu não Te amo como deveria, não amo os meus familiares e as pessoas como deveria, não amo sequer a mim mesmo como deveria. Tenho um amor imperfeito, o qual, muitas vezes, é sufocado pelo egoísmo. Mas, ainda assim, é esse amor imperfeito e limitado que Te apresento. Mergulha-me, Senhor, em Tua misericórdia. Amém!”

Seu irmão,

Deividson Francisco