SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO SENHOR

Você sabia que no Céu há um lugar todo seu?

Celebrar a solenidade da Ascensão de Cristo à glória dos céus significa celebrar um evento de esperança, pois, como nos ensina o Catecismo da Igreja Católica, “a ascensão de Cristo marca a entrada definitiva da humanidade de Jesus no domínio celeste de Deus” (n. 665). A nossa frágil humanidade, que o Filho de Deus assumiu no mistério de sua encarnação no ventre da Virgem Maria, foi definitivamente admitida na glória de Deus por meio da exaltação gloriosa de Cristo ressuscitado no céu.

Quando se recita o Credo, a profissão de fé da Igreja, fazemos referência à Ascensão do Senhor Jesus, dizendo: “ (Jesus) subiu aos céus; está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos”. Após sua ressurreição dentre os mortos, o Senhor Jesus sobe aos céus de modo a cumprir o que havia prometido a seus discípulos: “Não se perturbe o vosso coração! Credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Não fosse assim, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós” (Jo 14,1-2).

Foto: cancaonova.com

Sim, irmãos e irmãs, o Senhor Jesus já garantiu para mim e para você uma habitação eterna na glória de Deus. Só nos resta agora orientar nossa caminhada terrena vivendo com fidelidade o compromisso de fé com o Reino de Deus; vivendo com fidelidade a vocação batismal que nos tornou discípulos missionários de Jesus Cristo; produzindo no dia a dia frutos de salvação, frutos de homens e mulheres comprometidos com o dom da vida nova. Que a partir de agora, tenhamos a coragem de tomar posse desse “lugar”, dessa “morada celeste”, que Jesus glorioso já reservou para nós. Esta tomada de posse antecipada da “morada celeste” depende da maneira como vivenciamos diariamente o testemunho da fé, através de gestos concretos de amor a Deus e ao próximo, gestos concretos de misericórdia, justiça, reconciliação, paz, solidariedade: “amai-vos uns aos outros, como eu vos amei”.

Por ocasião da Solenidade da Ascensão do Senhor no corrente ano, a Igreja celebra o 55º dia mundial das comunicações sociais. Tendo em vista os desafios que a humanidade enfrenta por conta da atual pandemia, o Santo Padre, Papa Francisco, por meio de sua mensagem em comemoração ao dia mundial das comunicações sociais, enaltece o incansável trabalho de muitos profissionais ligados à área da comunicação, e, particularmente, ao vasto mundo do jornalismo. Este elogio do Papa Francisco diz respeito ao fato que vários grupos humanos correriam o risco de permanecer à margem dos bens sociais, por exemplo, a ajuda econômica e sanitária, se não fosse dado a eles a oportunidade de serem vistos pelo mundo através da cobertura jornalística. É por isso que a mensagem papal tem como titulo: «“Vinde e Vede” (Jo 1,46). Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são». Comprometer-se com uma comunicação justa, solidária, verdadeira, é também tomar posse da “morada celeste” preparada para todos nós por Jesus em sua gloriosa Ascensão ao céu.

Que o Pai das Misericórdias lhe abençoe, meu irmão e minha irmã em Cristo, de modo que no dia a dia busquemos sempre as coisas do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus.

.:Leia mais
O mistério da Santíssima Trindade
Fidelidade do Pai
Festa do Pai das Misericórdias celebra a comunhão da Santíssima Trindade

Padre Wagner Ferreira
Vice-reitor do Santuário do Pai das Misericórdias

Deixe seu comentários

Comentário