Exaltação da Santa Cruz

Cruz: Amor, obediência e perseverança

Exaltação da Santa Cruz

Como fazer festa com a cruz? Parece estranho nos alegrarmos com a cruz, pois, logo, nos vem à mente o sofrimento, a dor, os pregos, o sangue e as mais diversas dificuldades. Dentro da família, poderia se pensar na cruz como sendo o marido, a esposa, os filhos, o pai, a mãe ou uma enfermidade, uma dívida e até a morte.

O que, então, podemos comemorarmos com a cruz? Bom, é possível comemorarmos se os olhos não estiverem apenas em nós, em nossos sofrimentos, em nossas cruzes. E quando conseguimos olhar para o Alto, para o Crucificado, conseguimos, então, comemorar a morte de Cristo na cruz? Não, não comemoramos, porque Ele morreu. Comemoramos, no entanto, porque, por meio da morte de Cruz, Jesus venceu.

Cruz: amor, obediência e perseverança

 

imagem ilustrativa- arquivo CN

É possível dizermos que a graça que obtemos da Cruz de Jesus é a salvação. Salvação gratuita, que nos revela um caminho a seguir em três etapas: amor, obediência e perseverança

Foi por amor que Jesus levou a cruz. Ele a abraçou, amou-a, falou dela e disse para nós que também deveríamos tomar a nossa cruz (Mt 16,24). Nós devemos, como Jesus, tomar a nossa cruz por amor, não a encarar como castigo, como punição, mas olhar para ela e enxergar o amor de Deus. “Obrigado, Pai, porque nos ama na cruz de Vosso Filho!”. 

A segunda etapa é o caminho da obediência. Jesus tomou a cruz e a levou não como um peso, mas por obediência e com obediência. Jesus, o obediente do Pai (Fl 2,8), entendeu que tomar a cruz era necessário para que tivéssemos a salvação. Foi na obediência até a morte, e morte de cruz, que obtivemos a graça do Pai.

Leia mais:
::O pecado é uma ruptura da nossa relação com Deus
::Diante das situações adversas, pense e aja de forma diferente
::Tenha a coragem de abrir-se ao amor incondicional de Deus
::Como fazer com que a espiritualidade se torne parte do nosso dia?

Não deve ter sido fácil para Jesus, mas mesmo sendo Ele o Filho de Deus, mesmo sendo Deus, Jesus obedeceu. É o caminho que também devemos trilhar, obedecermos como Jesus, obedecermos a Seus mandamentos, tomar a nossa cruz de cada dia, porque, por meio da obediência, chegaremos, por misericórdia, à vida eterna. 

Terceira etapa: a perseverança; a cruz nos ensina a perseverar. Jesus ensinou que cada um deveria tomar a sua cruz e Ele mesmo tomou a cruz de maneira perseverante. Jesus não tomou a cruz apenas após o julgamento e a condenação, toda a vida d’Ele foi uma cruz. Cruz do amor, cruz da obediência, cruz das escolhas, cruz da paciência, cruz dos ensinamentos, cruz das perseguições. E desde o início, a cruz da perseverança, onde o Senhor precisou acreditar em cada situação, onde Ele enfrentou dificuldades, afrontas, tentações do inimigo, mas não cedeu, porque tomava consigo a cruz da perseverança.

Assim irmãos, é possível comemorarmos, pois da Cruz de Cristo temos a salvação. Louvemos a bendita Cruz, agradeçamos ao Pai pelo Seu amor na cruz, agradeçamos a Jesus que oferece a salvação por meio de renúncias, e indica o caminho da cruz que devemos tomar por amor, por obediência e perseverança.

Feliz Festa da Santa Cruz!

Padre Marcio do Prado                                                                                                                                                                                                                                                                   Vice-Reitor do Santuário do pai das Misericórdias

 

Deixe seu comentários

Comentário