EXPERIÊNCIA

Evangelizar é dar a vida que se vive! 

Uma experiência que transborda

Na última aparição de Jesus após a Sua ressurreição, antes de elevar-se aos céus, Ele deu aos Seus discípulos esta missão: “Ide por todo mundo e a todos pregai o Evangelho” (Mc 16,15). Ao contrário do que muitos pensam, o mandato missionário de Jesus aos Seus discípulos não é uma exclusividade dos sacerdotes e religiosos, que são homens e mulheres inteiramente dedicados ao serviço de Deus. Evidentemente que, pelo ministério da ordem que receberam ou pela consagração de que se revestiram, o mandato missionário de Nosso Senhor Jesus Cristo dado aos discípulos se torna uma missão prioritária. No entanto, é uma missão preferencial, mas não  exclusiva, pois o mandato missionário dado por Jesus é missão da Igreja e missão de todo cristão.

:: A esperança que o Cristo Ressuscitado nos dá

“Enviada por Deus às nações para ser ‘sacramento universal da salvação,’ a Igreja […] obedecendo à ordem de seu fundador, esforça-se para anunciar o Evangelho a todos os homens”¹. Assim, a missão de evangelizar é de todos nós, de todos que foram batizados, de todos que se dizem cristãos. E a ordem dada por Cristo inicialmente aos Seus discípulos é uma ordem para todos nós. “Ide e anunciai!”

“É preciso que Cristo seja anunciado a todos os povos e a todos os homens, e que assim a Revelação chegue aos confins do mundo.” | Foto ilustrativa: cancaonova.com

Estar a serviço do Evangelho é missão de todos. Evangelizar é dar a vida que se vive! É uma experiência que transborda. Foi por esta razão que o Apóstolo São Paulo disse: “Ai de mim se  eu não anunciar o Evangelho! Pois anunciar o Evangelho não é motivo de glória para mim; é, antes, uma obrigação que se me impõe” (1Cor. 9,16). Evangelizar é dar a vida para que outros tenham vida. E é  dever nosso levar a diante a missão que Jesus nos confiou: evangelizar!

A Igreja sabe e tem consciência de sua missão evangelizadora de anunciar a Boa Nova do Reino de Deus. Da mesma forma, devemos nós, enquanto cristãos, ter a consciência de que, pelo batismo, nos tornamos discípulos e missionários de Cristo, e devemos anunciá-Lo aos que estão nas trevas do pecado, a fim de que esses se encontrem com Deus.

Deus «quer que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade» (1Tm.2,4), isto é, de Cristo Jesus. Por isso é preciso que Cristo seja anunciado a todos os povos e a todos os homens, e que assim a Revelação chegue aos confins do mundo.”² Pois, é “deste conhecimento amoroso de Cristo que brota o desejo de anunciá-Lo, de evangelizar e levar aos outros a fé em Jesus Cristo.”³

Leia também:
:: Eu estou pronto para o Céu?
:: O que a Igreja nos ensina sobre jejum e abstinência?
:: Maria, aquela que gerou a Palavra de Deus em meio coração

Na Canção Nova, desde os inícios, aprendemos com o nosso fundador, Padre Jonas Abib, que fomos criados por Deus para evangelizar. Vivemos em comunidade para ser evangelizados e, sendo evangelizados, evangelizar. “Deus, quando concebeu a Canção Nova, a quis para um objetivo específico: evangelizar. Ele mesmo fez com que, na nossa vida, tudo se dirigisse para essa missão.”4

Evangelizar é mais do que falar do Evangelho, é mais do que pregar o querigma, é comunicar Jesus Cristo, é comunicar a vida nova que Ele nos trouxe: o Seu Evangelho. Dizemos ‘comunicar’, porque o que se faz é transmitir vida. Transmitir o que somos, o que vivemos. Estamos ‘ligados’ no Deus que comunicamos, na vida que comunicamos, e ‘ligados’ nas pessoas a quem comunicamos Deus pela nossa missão. Nossa missão é evangelizar. É comunicar o Cristo com quem vivemos. É comunicar a vida que com Ele vivemos”5.  Portanto, a nossa missão é estar a serviço do Evangelho. E para isso Deus só quer o nosso sim, pois é Ele quem tudo faz. “O Espírito Santo é o protagonista da missão e é Ele quem a conduz.”6   

Abordando o tema da evangelização no mundo contemporâneo, a Exortação Apostólica Evangelli Numtiandi do Papa Paulo VI nos dá um maravilhoso ensinamento. “Evangelizar é, em primeiro lugar, dar testemunho, de maneira simples e direta, de Deus revelado por Jesus Cristo no Espírito Santo.” (EN26).  Jesus,  o “Evangelho de Deus”, foi o primeiro e o maior evangelizador. (EN 7). E nós cristãos, seguindo os Seus passos, somos convidados a fazer o mesmo: evangelizar! Em primeiro lugar, com a própria vida, como nos ensinou São Francisco de Assis. Mas, se necessário, usando a Palavra.  Por fim, o Santo de Assis, ainda hoje, nos exorta dizendo: “Tome cuidado com a sua vida, talvez ela seja o único evangelho que as pessoas leiam.” 

1 – Catecismo da Igreja Católica nº 849.

2 – Catecismo da Igreja Católica nº 74.

3 – Catecismo da Igreja Católica nº 429.

4 e 5 – Nossos Documentos – As fontes do carisma Canção nova. Pág. 191

6 – Catecismo da Igreja Católica nº 852.

Deixe seu comentários

Comentário