FESTA DA DIVINA MISERICÓRDIA

Paternidade espiritual de São José na vida de Santa Faustina

“Servo bom e fiel, foste fiel em pouca coisa, eu te constituirei sobre muito; vem alegrar-te com o teu Senhor” (Mt 25, 21). Esse versículo do evangelho de São Mateus muitos padres antigos da Igreja atribuem a São José. A citação é de quando Jesus conta aos seus discípulos a parábola dos talentos. Não é difícil de compreender e aceitar que tal versículo faça referência ao nosso pai espiritual. Visto que sua vida foi de total entrega e fidelidade a Jesus e a Maria, numa atitude de corresponder ao pedido que o Anjo lhe fez em sonho.

Nosso amado pai [São José] espiritual continua lá do céu a sonhar os planos de Deus!

Na verdade, José entendeu tudo e fez com que Ele [Jesus] crescesse e ele [São José] desaparecesse.  Esse desaparecer parece ter sido apenas em sua vida terrena, já que no Céu a sua missão continuaria e seria ampliada a tudo o que diz respeito aos planos de salvação de Deus para a humanidade. São Pedro Julião Eymard (1811-1868) grande devoto e adorador da Santíssima Eucaristia diz que:

“A devoção a São José é uma das graças mais excelentes que Deus pode conceder a uma alma, pois equivale a revelar todo o tesouro das bênçãos do Senhor. Quando Deus deseja elevar uma alma, Ele a une a São José, dando-lhe um forte amor por este santo.”

Não é de se assustar que muitos santos viveram apenas a propagar a devoção ao nosso pai espiritual. É o caso de Santo André Bessete, religioso da Congregação de Santa Cruz. Por ter assumido São José por seu pai (ficou órfão muito novo) decidiu por toda a sua vida falar dele e lhe construir um belíssimo oratório dedicado a São José, que até hoje recebe devotos de todo o mundo. Santo Afonso Maria de Ligório, o “doutor zelosíssimo”, nos diz o seguinte:

“São José não foi apenas destinado a servir de alívio a Mãe de Deus, que tantas tribulações teve na terra; nem era apenas o arrimo de Jesus Cristo, mas estava destinado também a cooperar de certa forma com a redenção do mundo.”

Nosso amado pai [São José] espiritual, de certo, continua lá do céu a sonhar os planos de Deus! E, ao despertar, vai colocando em prática. É impressionante como místicos, padres, monges, freiras e leigos buscam em São José o modelo perfeito de servir a Deus na escuta e obediência filial ao Senhor.

Foto: Catophic by Benjamín Dominguez

Santa Faustina e São José

Na vida de Santa Faustina (1905-1938) não foi diferente, pois como nos afirma São Pedro Julião Eymard o próprio Deus confiou a alma de Santa Faustina a São José. Após viagem a Rabka e uma pequena estadia nesta cidade no ano de 1937, Santa Faustina revela no número 1203 do seu Diário algo muito importante sobre São José. E nos faz ter certeza que tudo aquilo que diz respeito ao plano de salvação da humanidade e que está intimamente ligado a Jesus e Maria, São José é o primeiro servidor, olha o que nos escreveu em seu diário a santa:

“São José pediu que eu tivesse incessante devoção a ele, ele mesmo me disse que eu rezasse diariamente três orações e uma vez o Lembrai-vos (Memorare a São José). Olhava com muita bondade e me fez conhecer o quanto é favorável a essa obra. Prometeu-me a sua especial ajuda e proteção. Todos os dias rezo as orações recomendadas e sinto sua especial proteção”. (Supõe-se que as outras orações sejam o Pai-Nosso, a Ave-Maria e o Glória ao Pai, conforme o apêndice de seu diário)

“São José não foi apenas destinado a servir de alívio a Mãe de Deus, que tantas tribulações teve na terra; nem era apenas o arrimo de Jesus Cristo, mas estava destinado também a cooperar de certa forma com a redenção do mundo.”

O que eu (José João) sinto no  meu coração em te dizer é que nosso pai espiritual está muito mais ativo do que nunca! Sua missão não terminou tão logo começou a vida pública de Jesus, mas como nos diz o evangelho de São Mateus, na “parábola dos talentos”, a São José foi confiado muito mais por sua obediência e fidelidade a Jesus.

Foto: Catophic by Adriana Carvajal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Como na primeira vinda do Filho de Deus ao mundo, o Senhor lhe confiou seu bem mais precioso; neste momento da história da humanidade em que o próprio Jesus abre as entranhas de Sua misericórdia para nos salvar do pecado, e mostrar-nos como espera que nos aproximemos d’Ele com confiança em sua misericórdia. Esta é a “última tábua de salvação” a toda a humanidade.  São José não ficaria de fora, e como fez para proteger o Menino Jesus das loucuras de Herodes, também o fará para que todos aqueles que se dedicam e abraçam esta obra de misericórdia possam experimentar sua proteção e amparo. Lembremos do que escreveu Santa Teresa D’Ávila (1515-1582) sobre São José:

“Conhecendo por experiência a surpreendente influência de São José sobre Deus, gostaria de exortar a todos a honrá-lo com particular devoção. Sempre vi quem o honrou de maneira especial progredir em virtude, pois esse protetor celeste favorece de modo extraordinário o avanço espiritual das almas que a ele se entregam”.

Assim avançou Santa Faustina em perfeição espiritual unida a São José. De forma simples e eficaz, buscando seu auxílio, encontrou o seu favor na obra que Jesus lhe confiara. Não podemos imaginar uma obra tão grande como a da Divina Misericórdia sem o auxílio e a proteção de São José. É certo que São José não se fez presente na vida de Santa Faustina apenas no aspecto de levar em frente a Obra de Misericórdia. Desde sua infância, São José foi providenciando tudo para que Faustina pudesse cumprir a missão a qual estaria predestinada por Deus.  Até mesmo na contrariedade de seus pais em não lhe permitir se consagrar a Deus. Mais tarde, ela percebe que sua felicidade era a vontade de Deus, foi a paternidade espiritual de São José que a conduziu.

Muitos de nós nem imaginamos, mas de muitas coisas que somos livrados é São José quem está a cuidar. Da falta de crescimento e amadurecimento na vida espiritual, até mesmo para vencer esta desorganização interior, precisamos nos aproximar de São José sem medo e receio. Permita que ele seja o seu mestre de vida vida interior e pai espiritual! Esta tarefa é de São José! Ele cuidou da mais nobre alma que habitou este mundo, Jesus Cristo Nosso Senhor.

“Conhecendo por experiência a surpreendente influência de São José sobre Deus, gostaria de exortar a todos a honrá-lo com particular devoção. Sempre vi quem o honrou de maneira especial progredir em virtude, pois esse protetor celeste favorece de modo extraordinário o avanço espiritual das almas que a ele se entregam”.

Como não cuidará de nós,  se o pedirmos e nos aproximarmos dele? Quero lhe fazer o convite assim como Santa Faustina rezou todos os dias o Memorare a São José,  que você reze também confiando sua alma a São José para que conduza tua vida.

Memorare a São José (Lembrai-vos)

“Lembrai-vos, ó castíssimo Esposo da Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que têm recorrido à vossa proteção, implorado a vossa assistência e reclamado vosso socorro, fosse por vós desamparado. Animado eu, pois, com igual confiança, a vós recorro, ó pai espiritual, e imploro a vossa proteção. Não rejeiteis as minhas súplicas, ó pai adotivo do Redentor, mas dignai-vos de as ouvir precisamente e de me alcançar o que vos rogo. Amém.”

 

Deus te abençoe, conte comigo! Um grande abraço.

 

 

 

https://linktr.ee/josejoaocn

Adquira o Livro Práticas devocionais a São José

 

Deixe seu comentários

Comentário