São José e a mortificação da Vontade

Não basta apenas rezar a São José, é preciso aprender com ele a humildade

Quero começar este texto com um belíssimo pensamento de Santa Teresa Benedita da Cruz sobre São José e seu auxílio a seus filhos espirituais:

“São José não abandona aos seus; São José nosso Pai, sabe ajudar em todas as necessidades, dos aflitos é conselheiro, na morte, refúgio. Por isso nunca desanimar se vos ameaçam ou se vos envolvem as tormentas. Sede atrevidos na prece. A confiança terá sua recompensa.”

É de impressionar a quantidade numerosa de santos e beatos que, em sua vida, se entregaram a São José, na certeza e confiança de seu poderoso patrocínio. E de onde vem este patrocínio e São José tão forte e imponente? O relato do Evangelho de São Mateus, no capítulo primeiro, com o Anúncio do Anjo a São José, nos dá a entender e nos faz pensar que como ele se submeteu em tudo à vontade de Deus, tenho certeza que José já tinha em mente sobre seu casamento, como seria e conduziria sua família. Mas, se pararmos para observar o que nos relata o evangelista, a vida de São José, mesmo sendo oculta, foi uma vida de submissão à Missão do Cristo Salvador e de tamanho desprendimento aos seus projetos pessoais, basta-nos olhar quando, depois de ir ao recenseamento, tenho certeza que ele [São José] e a Virgem Maria não pensaram outra coisa senão voltar para sua casa e poder ali viver tranquilamente em função do Menino Deus.

Olhando um pouco adiante, vemos que Deus intervém de novo por meio do Anjo, para livrar o Menino da morte. Neste fato, vemos a intervenção Divina não como prova, e sim como um acréscimo na vida de José, pois, como Deus já conhecia o coração de José, Ele sabia que José não negaria esta ação, a ponto que o relato do Evangelho é de que: logo após despertar do sono, José acorda Maria e toma o Menino e vão para o Egito. Só alguém que não vive para si tem atitudes de desprendimento e coragem sobremaneira grandiosas, só o amor a Deus pode expiar atitudes assim de abandono de projetos pessoais.

Este São José que veneramos com tanto amor e para o qual invocamos o seu patrocínio em nossa vida quer nos ensinar a olhar mais para o Alto, a deixar de pousar nosso olhar sobre o que está à nossa volta. Se não tivermos, assim como São José, um olhar voltado para o Alto, poderemos ignorar o que Deus coloca em nosso coração e deixar a vontade de Deus em último plano e seguirmos apenas olhando nosso umbigo.

Não basta apenas rezar a São José, é preciso aprender  com ele a humildade, o desprendimento, a submissão e a ousadia de confiar no Senhor. Só quem confia no Senhor é surpreendido com alegria inefável.

Não sei se você sabe, mas São José é um dos santos mais invocados em todo mundo, não por causa de seu poder de intercessão, e sim porque este humilde servo do Senhor soube, em tudo, buscar a glória do Senhor, e não só a sua, pois entendeu a escolha que Deus fez em sua vida e realizou a sua missão de esposo e pai sem querer em nada aparecer, mas apenas servir, porque sabia quem deveria crescer.

Peçamos a São José que saibamos imitar a sua humildade. Que, em tudo, possamos olhar para Deus e não para nós. Rezemos juntos esta oração a São José:

Oração

São José, tu foste a árvore abençoada por Deus, não para dar frutos, mas para dar sombra; sombra protetora de Maria, tua esposa; sombra de Jesus, que te chamou de pai e ao qual tu te entregaste totalmente; tua vida, feita de trabalho e de silêncio, me ensina a ser eficaz em todas as situações; me ensina, acima de tudo, a esperar na obscuridade firmeza na fé, as sete dores e sete alegrias resumem tua existências: foram as alegrias de Cristo e de Maria, expressão de tua dedicação sem limites. Que teu exemplo me acompanhe em todos os momentos: florescer onde a vontade do Pai me colocou; saber esperar, entregar-me sem reservas, até que a tristeza e a alegria dos outros sejam minha própria tristeza e minha própria alegria. Amém!

Meu Glorioso São José, nas vossas maiores aflições e tribulações, o Anjo do Senhor não vos valeu. Valei-me, São José!

Deus te abençoe!

Deixe seu comentários

Comentário