DEVOÇÕES SEMANAIS

Quintas-feiras: Dia dedicado à Adoração Eucarística

Toda quinta-feira é dia especial de Adoração Eucarística

Toda quinta-feira é dia especial de Adoração Eucarística. Essa tradição nos remete à Quinta-feira Santa, quando Jesus instituiu a Eucaristia durante a Última Ceia. A Eucaristia é o sacramento por excelência. Todos os demais sacramentos foram instituídos pelo Senhor em vista do Sacramento da Eucaristia. A própria Igreja foi criada por Jesus em virtude dela.

Não há maior forma de intimidade com Deus que no momento da comunhão eucarística. Gostaria de expor rapidamente nesta formação sobre os sacramentos e sobre a transubstanciação. Comecemos pelos sacramentos. O que são? São Sinais eficazes da graça, instituídos por Cristo e confiados à Igreja, por meio dos quais nos é dispensada a vida divina. Os ritos visíveis sob os quais os sacramentos são celebrados significam e realizam as graças próprias de cada sacramento0. Em outras palavras, os sacramentos são sinais, símbolos que realizam o que significam.

Foto: Festa do Pai das Misericórdias 2021

Busquemos ao Senhor na Santíssima Eucaristia todos os dias

No mundo natural, os símbolos apenas representam o que significam. Por exemplo: um diploma é um símbolo de que alguém concluiu um curso. No entanto, quem não cursou os estudos e quer comprar o diploma, não se transforma num formando apenas pelo fato de ter o símbolo. Isto é, o diploma (símbolo) não realiza o que significa. Já com relação aos sacramentos, por graça de Deus, eles realizam o que significam. O batismo, que significa lavar, de fato lava quem o recebe.

A confissão que simboliza um julgamento, de fato absolve o culpado. A Eucaristia, que significa refeição, verdadeiramente alimenta o homem. Jesus nos deu de presente os sacramentos para podermos ter acesso a Sua graça e ficarmos em intimidade com Ele. Portanto, ao recebermos os sacramentos, tenhamos a certeza de que estamos recebendo a graça de Deus. De todos os sacramentos instituídos por Cristo, o da Eucaristia é o sacramento por excelência. Como já dito, é a maior, mais certa e poderosa forma de entrarmos em intimidade com Deus. Ela é o bem mais precioso da nossa Igreja.

O que ocorre na Eucaristia é o que chamamos de transubstanciação. O que vem a ser isso? Todo ente é formado por substância e acidentes (forma, cor, cheiro, gosto etc). De forma clara e simples: uma mesa de madeira tem a substância madeira, e o acidente é a mesa. Uma cadeira de madeira tem como substância a madeira, e acidente a cadeira. Um ambão de madeira tem como substância a madeira, e o acidente é o ambão. Ou seja, nesses três objetos, os acidentes mudam, mas a substância permanece. No caso da Eucaristia, antes da consagração feita pelo sacerdote, o acidente é pão (o que vemos, o gosto) e a substância é pão. Após a consagração, quando o sacerdote pronuncia as palavras, acontece que o acidente (o que vemos e o gosto) continua sendo pão, porém a substância mudou: é Cristo!

Isto acontece por graça de Deus. Ele pode tudo! Ele se encarnou no seio de uma Virgem. Nasceu, ensinou, sofreu, morreu e ressuscitou, tudo por amor a nós. E por amor, Ele se fez pão! Eis o meu Corpo!“, “Fazei isto em memória de mim!” Meus irmãos, a Eucaristia é certeza do Céu, é o “pão de cada dia que se toma como remédio para nossa fraqueza” (Santo Agostinho). Ela é o meio mais perfeito pelo qual podemos nos vincular a Cristo e por Ele a Deus.

Busquemos ao Senhor na Santíssima Eucaristia todos os dias, se possível, para comungá-Lo na Santa Missa, e para adorá-Lo nos ostensórios e sacrários das nossas igrejas. Para recordar o dia da Instituição da Eucaristia, na Quinta-feira Santa, a Igreja nos convida a devotarmos nossas orações a Jesus Eucarístico em todas as quintas-feiras do ano. Somos chamados, neste dia em especial, a adorar o Senhor. Acredito que, em todas as paróquias do Brasil e do mundo, expõe-se o Santíssimo Sacramento para adoração durante as quintas-feiras.

Não perca a oportunidade de estar na presença poderosa do Senhor, não deixe de adorá-Lo. Dom Bosco nos ensina: “Quereis que o Senhor vos dê muitas graças? Visitai-O muitas vezes. Quereis que Ele vos dê algumas gracas? Visitais-O raramente. Quereis que o demônio vos assalte? Visitai raramente a Jesus sacramentado. Quereis que o demônio fuja de vós? Visitais a Jesus muitas vezes. Quereis vencer o demônio? Refugiai-vos sempre aos pés de Jesus. Quereis ser vencidos? Deixai de visitar Jesus. Meus caros, a visita ao Santíssimo Sacramento é um meio muito necessário para vencer o demônio. Portanto, ide frequentemente visitar Jesus, e o demônio não terá vitória contra vós”.

Quinta-feira é dia de Adorar Jesus no Santíssimo Sacramento! “Tão Sublime Sacramento, adoremos neste altar! Venha a fé, por suplemento, os sentidos completar.”