DEVOÇÕES SEMANAIS

Segunda: dia dedicado ao Espírito Santo e às almas do purgatório

O dia dedicado ao Espírito Santo é de oração pelas almas do purgatório

Hoje, vamos falar sobre a quem devotamos nossas orações na segunda-feira. Desde o início da Idade Média, os cristãos começaram a dedicar a segunda-feira ao Espírito Santo. Implorando o Seu auxílio para a nova semana que começava, suplicando que a Sua Luz iluminasse suas decisões e guiasse os seus passos.

Que devoção mais primorosa e tão necessária nos dias atuais! É bem verdade que o clamor ao Divino Espírito não se restringe apenas ao segundo dia da semana. É necessário a nós, diariamente, suplicarmos a presença do Espírito Santo em nossas vidas. Ele é o santificador, Aquele que nos capacita derramando Seus dons sobre todos os que O clamam com fé. Ele é o nosso doce hóspede da alma, que em nós produz frutos de santidade e alegria, permitindo-nos viver uma vida plena e feliz, mesmo passando pelas adversidades do dia a dia.

Além de consagrar ao Divino Espírito Santo o dia da segunda-feira, também neste dia dedicamos nossas orações às Almas do Purgatório. Esta tradição antiga da Igreja nos convida a viver uma obra de misericórdia: rezar pelos fiéis defuntos, rezar pelos nossos irmãos que necessitam de orações e sufrágios. Você sabe o que é Purgatório? Purgatório é a antessala do Céu, uma preparação para o Céu. Importante nos recordarmos que, quando morremos, não existem três opções, apenas duas. Ou seremos condenados eternamente ou salvos eternamente. Ou está salvo ou não está.

 

Foto: Cathopic – @dinax

E quem está no purgatório já está salvo!

O que acontece é que, infelizmente, a maioria das pessoas que morrem não estão prontas para o céu, elas precisam ser completamente purificadas, pois só os puros entram no Reino de Deus. A esta purificação damos o nome de purgatório. Por isso, quando sofremos aqui na terra, dizemos que estamos passando por um purgatório, um tempo de purificação, de conversão. Quando morremos sem estar em pecado mortal, vamos para a antecâmara do Céu, para sermos totalmente purificados, vamos para o purgatório. E quem está no purgatório já está salvo, pois de lá só há uma saída: o Céu! Porém, estando no purgatório, essas almas benditas já não podem fazer nada por si mesmas.

Elas poderiam ter feito aqui na Terra, mas no Purgatório já não têm possibilidade de fazer nada para aliviar os próprios tormentos. As orações, mortificações, penitências e atos de caridade devem ser feitos enquanto estamos vivos. Daí a necessária intervenção dos vivos para ajudar as almas benditas que estão no purgatório. Nós podemos e devemos oferecer nossas orações, penitências, atos de caridade e sofrimentos pelas almas do purgatório. Isso a Igreja realiza em todas as Santas Missas celebradas, em todas as adorações, na oração do Santo Terço, enfim, em inúmeras preces a Igreja nos convida a rezarmos pelas almas do purgatório. Façamos o firme propósito de fazer algo, de lembrarmos, rezarmos e nos penitenciarmos pelas almas do Purgatório não somente às segundas-feiras, mas todos os dias se for possível.

Eu, particularmente, quando rezo o Santo Rosário, ao contemplar os mistérios dolorosos, sempre o faço na intenção da conversão dos pecadores e das almas do purgatório. Sempre que tenho a graça de receber Indulgências Plenárias, eu as ofereço por alguma alma do purgatório. A Santíssima Virgem Maria em Fátima nos pediu e nos ensinou a rezar pelas benditas almas: “Oh, meu Jesus, perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o Céu e socorrei principalmente as que mais precisarem”. Sigamos o conselho da nossa Mãe.

Que a partir de hoje, todas as segundas-feiras, você clame com mais afinco a Força do Espírito Santo e dedique suas orações pelas Almas do Purgatório.

 

Deus abençoe!

 

Deixe seu comentários

Comentário