DEVOÇÕES SEMANAIS

Sextas-feiras- Recordamos a Paixão de Jesus

Nas sextas-feiras, recordamos a Paixão de Jesus

Nas sextas-feiras, recordamos a Paixão de Jesus. Todas as sextas do ano, somos obrigados, como mandamento da Igreja, a nos abster da carne durante as refeições. E também somos chamados a fazer jejum neste dia. O Código de Direito Canônico determina que, excetuadas as que porventura coincidirem com alguma solenidade (o Natal, por exemplo), todas as sextas-feiras do ano são dias penitenciais na Igreja universal (cf. CDC, cân. 1250). “Quanto à abstinência, à qual estão obrigados todos os que completaram 14 anos, a Igreja prescreve que são dias de penitência todas as sextas-feiras do ano, dias em que, salvo no caso de coincidirem com alguma solenidade, estamos obrigados a abster-nos de carne […].” (cf. CDC 1251)

Fazemos essas penitências e sacrifícios por amor a Deus, para recordarmos a Paixão de Cristo, seu sofrimento e morte na Cruz. Vivemos num tempo onde não se quer abraçar a cruz, por menor que ela seja. Não se quer ficar com a mínima dor. Tudo existe para gerar facilidade e comodismo. Nossa carne não suporta mais as dificuldades como antigamente. Fugimos da dor e abraçamos o prazer a qualquer custo. A cruz de Cristo parece que foi retirada, mais do que dos órgãos públicos, das nossas casas e nossas vidas. Alguns veem a cruz como loucura, com desprezo. Outros como superstição. Até mesmo muitos que estão numa caminhada em Cristo, buscam o Cristo dos milagres e da Glória, mas se esquecem do Cristo da Cruz. Porém, não existe ressurreição sem morte. Não existe glória sem cruz.

Precisamos voltar a contemplar a Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo

Precisamos voltar a contemplar a Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo. Uma belíssima tradição nos convida a, todos os dias, às 15h, lembrarmos da Paixão do Senhor, contemplarmos a Cruz de Cristo e rezarmos um pouco. No século passado, o próprio Jesus se apresentou a Santa Faustina ensinando o terço da misericórdia e falando sobre a graça que é a hora da misericórdia às 15h. Desde então, buscamos, todos os dias, às 15h, rezar o terço da misericórdia e nos recordar da Paixão de Nosso Senhor. De forma muito especial, essa recordação deve ser feita nas sextas-feiras.

Neste dia, nossas orações se voltam para o sofrimento do Senhor, Sua Paixão e Morte. Rezamos, fazemos penitências e jejuns para nos unir ao sofrimento de Cristo. Este é o meu convite para você: a partir de hoje, se puder, contemple e reze o terço da misericórdia. E de forma especial, nas sextas-feiras, faça jejum, uma penitência ou, no mínimo, abstenha-se de carne, oferecendo suas penitências e orações à Paixão de Cristo. Uma informação importante! No nosso país, a Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB) nos dá a opção de comutar — ou seja, substituir, não ignorar — a abstinência de carne às sextas-feiras por alguma obra de misericórdia. “Nós vos adoramos Senhor Jesus Cristo e Vos bendizemos, porque pela Vossa Santa Cruz remistes o mundo!”