1º dia Tríduo | Receber e dar a misericórdia de Nosso Senhor

“Entremos na lógica de Deus: cada pessoa é o amado do coração de Nosso Senhor” afirma Dom João Inácio Müller

Neste domingo, 11 de setembro, Dom João Inácio Müller – bispo de Lorena – presidiu a Santa Missa que iniciou o Tríduo em preparação para a Festa da Exaltação da Santa Cruz, uma data importante para o Santuário do Pai das Misericórdias.
Na Celebração, concelebraram o Monsenhor Jonas Abib, reitor do Santuário, o Padre Marcio Prado, vice-reitor, e sacerdotes da Comunidade Canção Nova e sacerdotes em peregrinação.

Confira a homilia, na íntegra:

 

Na homilia, Dom João Inácio falou sobre a necessidade de se deixar encontrar por Jesus misericordioso que vem ao nosso encontro: “A graça de Deus está derramada sobre nós. Jesus vem e derrama a graça de Deus e Ele vem ao nosso encontro. Ele se entrega a todos nós.”

2

Dom João Inácio Müller, bispo de Lorena, fala à assembleia presente no Santuário do Pai das Misericórdias

Fazendo referência ao documento do Papa Francisco sobre o amor nas famílias – Amor Laetitia -, afirmou: “O Papa deixa claro que, para a Igreja, como para Jesus, mesmo os casados que já estão na segunda união, na terceira união, eles não estão e não podem estar longe de Deus, não podem estar longe da Igreja e não podem estar fora da Igreja. E o Papa usa uma palavra muito firme: ‘não são excomungados’. Que eles devem ser acolhidos. Mesmo se eles não tem a plena inserção no Corpo da Igreja mas eles têm um lugar de predileção dentro da Igreja. Eles devem ser acolhidos. Ninguém pode, por causa de uma fracasso, por causa de um pecado, se sentir imerecedor da graça, se sentir rejeitado.
O nosso Papa busca abrir esses espaços de bom pastor, de misericórdia. Nós, bispos, padres, nós ainda estamos aprendendo este texto, nós fazemos reuniões, estudamos o texto. Porque, nós ainda estamos ainda conseguindo entender tudo aquilo que Deus nos quer falar através do Papa.”

Ir além, ir lá onde nunca se foi, ir onde é perigoso ir, ir ao encontro das pessoas

“Viver o amor misericordioso, viver o amor do Bom Pastor em todas as situações da nossa vida deve ser possível. E eu diria assim: Jesus olha para nós. Ele espera que nós todos tenhamos um coração misericordioso. Que ninguém se sinta judiado por nós, a começar por nós pastores, que ninguém se sinta judiado. E eu deixo hoje, esse desafio, essa Palavra rica, a liturgia do dia de hoje, quem sabe, quem sabe, nós, bispos, padres, missionários, missionárias, quem sabe a Palavra de Deus não nos provoca a nós não ficarmos nos nossos recintos seguros… Quem sabe a Palavra de Deus nos convida a irmos além, irmos lá onde nunca fomos, ir lá onde diz que é perigoso ir, ir ao encontro das pessoas que têm concepções de vida diferentes do que nós, que não vivem o Evangelho, ou que ouvem pouco a Palavra do Senhor mas nós vamos lá para dar o nosso testemunho, para atraí-los: assim Nosso Senhor fez. Nós devemos ir ao encontro de todos, mas de maneira particular e privilegiada ao encontro dos pecadores, como São Paulo, hoje, nos testemunhou.”

Leia mais:
:: Tríduo e Festa da Exaltação da Santa Cruz 2016
:: Oração à Santa Cruz

O bispo de Lorena terminou a homilia, pedindo ao Senhor que “nos ajude, que seja a nossa Luz, para que nós tenhamos essa coragem que Ele teve de ir atrás, de ir atrás de todos, porque desta maneira terá alegria e grande, infinita nos Céus. Porque, como diz Nosso Senhor, no Céu tem mais alegria por um pecador que se converte do que por 99 justos. (…)
Entremos na lógica de Deus: cada pessoa é o amado do coração de Nosso Senhor. E nós, ajudemos Nosso Senhor a Ele encontrar todos, de modo particular, os distantes, e aqueles que se perderam, aqueles que deram as costas a Nosso Senhor.”

Peregrinos no primeiro dia do Tríduo em preparação para a Festa da Exaltação da Santa Cruz

Peregrinos no primeiro dia do Tríduo em preparação para a Festa da Exaltação da Santa Cruz

Antes da bênção final, o Monsenhor Jonas Abib dirigiu algumas palavras ao presidente da Celebração: Dom João Inácio Müller: “Nós sabemos o quanto São Francisco amava Jesus na Cruz e a Cruz de Jesus. Nós queremos cada vez mais amar a Cruz de Jesus e amar Jesus na Cruz. Por que, Ele ressuscitou, sim, mas antes Ele passou pelas agruras da Cruz. E, que nós possamos levar a nossa mão até àqueles que estão ainda vivendo numa Cruz de tantas situações para levantar-los e levá-los até Jesus.
Dom João, obrigada pela sua presença neste primeiro dia do Tríduo.”

Acesse a liturgia do dia.

Pai das Misericórdias e Deus de toda consolação, ouvi-nos!

Deixe seu comentários

Comentário