Jesus: a fonte viva do Pai que vem até nós

Nesta segunda-feira, 28 de março de 2017, o Padre Anderson Marçal celebrou a Santa Missa, às 7h, no Santuário do Pai das Misericórdias.

O padre afirmou que a Liturgia da Palavra de hoje nos oferece duas fontes: A estéril e a fértil. “A fonte estéril relatada no Evangelho mostra que o paralitico não conseguia chegar a ela, além do mais, mostra que existia uma lenda de que quando um anjo descesse e mexesse as águas, quem chegasse primeiro àquela fonte seria curado, por isso, que este homem há trinta e oito anos estava há espera; a outra fonte que o profeta Ezequiel nos mostra é completamente fértil, por onde passa a água dar frutos, faz o verde ficar mais verde, os animais podem chegar.
Nós ouvimos que este profeta é conduzido até chegar um momento que aquela fonte se transforma num rio grande que ele não conseguia atravessar mais. Contudo, existe um detalhe de onde saia esta fonte; a Palavra de Deus diz que saia do templo.
As duas fontes que são apresentas na liturgia de hoje são incapazes de curar o paralítico que o Evangelho narrou, pois este homem não consegue ir até elas. O paralítico precisava de alguém que o levasse até à fonte.
No entanto, o próprio Senhor é a fonte que vai até o paralítico e o cura. O meu desejo nesta liturgia é que esta fonte chegue até mim e você e, na delicadeza do Senhor, Ele nos perguntar o que queremos que ele nos faça, pois ele está interessado ao que está no nosso coração”.

O Evangelho é de São João: “Houve uma festa dos judeus, e Jesus foi a Jerusalém. Existe em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, uma piscina com cinco pórticos, chamada Betesda em hebraico. Muitos doentes ficavam ali deitados — cegos, coxos e paralíticos. De fato, um anjo descia, de vez em quando, e movimentava a água da piscina, e o primeiro doente que aí entrasse, depois do borbulhar da água, ficava curado de qualquer doença que tivesse. Aí se encontrava um homem, que estava doente havia trinta e oito anos. Jesus viu o homem deitado e sabendo que estava doente há tanto tempo, disse-lhe: ‘Queres ficar curado?’ O doente respondeu: ‘Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina, quando a água é agitada. Quando estou chegando, outro entra na minha frente’. Jesus disse: ‘Levanta-te, pega tua cama e anda’. No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou sua cama e começou a andar. Ora, esse dia era um sábado. Por isso, os judeus disseram ao homem que tinha sido curado: ‘É sábado! Não te é permitido carregar tua cama’. Ele respondeu-lhes: ‘Aquele que me curou disse: ‘Pega tua cama e anda’’. Então lhe perguntaram: ‘Quem é que te disse: ‘Pega tua cama e anda’?’ O homem que tinha sido curado não sabia quem fora, pois Jesus se tinha afastado da multidão que se encontrava naquele lugar” (Jo 5,1-16).

Assista a homilia na íntegra:

Confira a liturgia do dia.

Pai das Misericórdias e Deus de toda consolação, ouvi-nos!

Deixe seu comentários

Comentário