Aproximar-se do Sacerdote e viver a pureza

6º Domingo do Tempo Comum

Lv 13,1-2.44-46; Sl 31; 1Cor 10,31-11,1; Mc 1,40-45;

A doença estava ligada ao mal ou ao pecado que a pessoa cometia na mentalidade do Antigo Testamento. Tão fortemente marcada, essa mentalidade, que chegou a constar na Lei de Moisés. Aquele que supostamente estava leproso ou que realmente estivesse, deveria se apresentar ao sacerdote, este declararia se a doença existia ou não na pessoa. Caso fosse comprovada, tal pessoa deveria estar identificada da seguinte forma: vestes rasgadas, cabelos em desordem, barba coberta e gritar “Impuro!”, deveria ainda ser isolado e morar fora do acampamento.

Em outras palavras o leproso era excluído, mal visto, rejeitado, deveria viver isolado, sua aparência deveria o identificar como impuro e somente um sacerdote o declararia impuro ou puro. Como uma pessoa dessa vivia? Não vivia, vivia mal e mal vivia. Talvez uma das piores dores que um ser humano pode viver é a rejeição.

 

Fonte: pantokrator.org

A ousadia do leproso

No Evangelho um leproso, que era um rejeitado, foi ousado ao ir até Jesus, não obrigou o Senhor a curá-lo mas entregou-se confiante a Ele “Se queres tens o poder de curar-me”. Ousado, confiante e aberto à vontade divina “Se queres…” Aprendemos com o leproso de como devemos nos dirigir a Deus: com ousadia, confiança e aberto a vontade do Senhor.

Jesus declarou que queria a cura daquele homem e assim aconteceu. O Cristo pediu o silêncio, pois desejava que as pessoas acreditassem n’Ele não somente pelas curas, mas pela sua Paixão, Morte e Ressurreição que se daria mais adiante.

De qualquer forma dá para identificar que o leproso não precisou ir a um sacerdote porque acabara de estar com O Sacerdote, Ele, Jesus Salvador.

Jesus quis a cura daquele homem, quis sua pureza, Jesus quer a cura e a pureza de todos os homens, mas quem realmente quer a cura e a pureza de Deus? Ser curado e ser puro significa ter Jesus em sua vida, significa abandonar o pecado, significa ousar, confiar e esperar a vontade divina. Quem realmente deseja isso para sua vida? Quantas vezes somos acomodados e não ousamos, quantas vezes desconfiamos e quantas vezes não nos abandonamos na vontade de Deus, mas queremos que a nossa vontade seja feita?

Jesus é o Sacerdote

Não é a toa que há muitos leprosos em nosso meio, leprosos no corpo e leprosos na alma, porque não querem se aproximar de Deus e serem curados por Ele. A vida com Deus exige compromisso, renúncia, entrega, sofrimento, testemunho.

Por fim, Deus quer que sejamos limpos de nossas lepras, por isso, o Pai nos enviou seu Filho, Jesus, o Sacerdote que não somente declara a pureza, mas realiza a pureza do homem, através da sua Paixão. Assim, quando nos aproximamos do Senhor com ousadia, confiança e abandono, Ele realiza a obra de nos purificar. Purificação do maior mal, o pecado. Essa purificação nos faz tomar a decisão de romper com as lepras do pecado, do  egoísmo, da indiferença, da avareza, da libertinagem… Limpos e livres pelo Senhor é possível viver a caridade, a justiça, a castidade e a misericórdia.

Padre Marcio Prado
Vice-reitor do Santuário do Pai das Misericórdias

Deixe seu comentários

Comentário