Caráter, sabedoria do alto e serviço

No 25º domingo do Tempo Comum, a reflexão do Pe. Márcio é sobre a sabedoria que vem de Deus, o nosso caráter e o servir.

 

Sb 2,12.17-20; Sl 53; Tg 3,16-4,3; Mc 9,30-37

 

A liturgia deste domingo ilumina nossa semana, através das leituras o Senhor quer que cada vez mais cada um assuma seu papel de filho d’Ele, assumir o papel significa ser aquilo que se deve ser e ter uma postura que O agrade. Nesta reflexão podemos enxergar pelo menos três posturas ou três atitudes como cristãos: a postura de caráter, postura de buscar a sabedoria do alto e pedir corretamente e a postura de servo e acolhedor.

 

Uma postura de caráter, de homem de Deus, se vê na primeira leitura no livro da Sabedoria onde se percebe que o justo é posto à prova exatamente porque se posiciona como homem de Deus. Ele não tem duas faces, não usa máscaras, não quis fazer média diante dos ímpios. O homem de Deus agiu e se opôs à conduta dos iníquos, repreendeu por terem transgredido a lei e pela indisciplina em relação aos costumes indicados pelo Senhor. Infelizmente há uma tendência hoje de se relevar as situações, falta de um caráter bem construído, onde pessoas e mais pessoas dos mais diferentes níveis sociais, se corrompem em nome do poder, da fama e do dinheiro. O pior ainda é a pessoa fingir/mentir para não revelar quem ela é e assim vive num mundo de mentiras só para se dar bem nas situações.

 

O caráter do homem e da mulher de Deus deve ter de seguir os mandamentos do Senhor e não haver medo dos inimigos ainda que eles venham colocá-lo à prova com torturas, ofensas, condenação à morte como fizeram com o justo da primeira leitura. Nenhum mal pode atingir aquele que está em Deus, mesmo que corporalmente a pessoa seja atingida, o seu interior porta o sagrado e porque o divino está dentro a confiança n’Ele o faz prosseguir, pois confia que o Senhor o sustenta, ampara e ainda este que carrega o sagrado canta e se oferta a Ele (Sl 53).

 

Na segunda leitura Tiago ensina que a inveja e a rivalidade tem como resultado as divisões, as guerras e os conflitos. Tais males são combatidos quando se cultiva a sabedoria do alto que tem como resultado a paz, a modéstia, a conciliação e a misericórdia. Essa sabedoria do alto permite que a pessoa seja ela mesma sem fingimento nem parcialidade, permite enfrentar as mais conturbadas tribulações e fazer boas escolhas. Tiago ainda ensina que a insatisfação daqueles que cultivam o mal ainda está nessa opção errônea e egoísta, dessa forma o pedido realmente não é atendido pois se pede apenas para o próprio prazer, Deus não atende. Por isso o caminho, a postura correta é contar com a sabedoria do alto e pedir corretamente tendo em vista não os próprios interesses.

 

Já no Evangelho (Mc 9,30-37) as palavras são serviço e acolhida. Nosso Senhor falou da sua Páscoa e os discípulos não entenderam pois conversavam no caminho quem era maior entre eles, assim Jesus aproveitou para dar outro ensinamento, “grande é aquele que serve”. Depois o Senhor falou de acolhida, abraçou uma criança como exemplo e indicou como Ele deveria ser acolhido e consequentemente o Pai era acolhido. A terceira postura cristã diz então do serviço e da acolhida, atitudes urgentes em nossos dias, diante da indiferença, da exclusão dos pobres e doentes, diante da falta de diálogo, falta de solidariedade, os cristãos só podem responder com o serviço e acolhida desses “preferidos” do Senhor. Que o serviço de acolhida prestado pelos cristãos, que aprenderam com o Salvador Jesus Cristo possa contagiar outros.

 

Por fim a postura diante do Evangelho deve sempre ser ativa e a liturgia nos põe em peregrinação orante e ativa. O cristão não pode mais viver uma vida medíocre, uma vida de aparência, mas deve ter atitudes diante do grande ato de amor de Jesus na cruz. Por causa de Jesus que haja um comportamento sincero de amor diante de qualquer pessoa, pois Deus tudo vê e n’Ele se pode confiar. Que por causa do amor de Jesus, haja uma postura que cultive a sabedoria do alto que contribui para um mundo com menos guerras e mais respeito, e  finalmente que por causa do amor de Jesus a postura cristã seja de servi-Lo e acolhê-Lo no necessitado.

Pe Márcio Prado

Vice Reitor Santuário do Pai das Misericórdias

Deixe seu comentários

Comentário