Deus não é um ser isolado, mas uma comunhão de três pessoas

Dom Benedito Beni | Foto: Bruno Marques/cancaonova.com

Deus é a comunhão de três pessoas e criou o ser humano a sua imagem e semelhança.

Há pouco tempo encerramos a celebração do Tempo Pascal. A solenidade litúrgica da Santíssima Trindade é de certo modo uma síntese do mistério pascal, a morte e a ressurreição de Jesus pela nossa salvação e o dom do Espírito Santo enviado pelo Pai ao mundo.

Deus é o grande mistério, infinitamente diferente de tudo o que existe. Por isso mesmo, só Deus conhece a Deus. “Ninguém conhece o Filho a não ser o Pai, e ninguém conhece o Pai a não ser o Filho, e aquele que o Filho quiser revelar.”(Mt 11,27).

Então, só Jesus o Filho de Deus pode nos revelar quem é Deus e a sua natureza íntima, e fazer a revelação plena e definitiva Dele, e essa revelação é justamente a Santíssima Trindade.

Para Jesus, Deus é Pai não porque simplesmente é o criador de tudo que existe, não porque fez aliança com o povo de Israel e com toda a humanidade, para Jesus, Deus é Pai porque desde toda a eternidade Ele possui um Filho. Jesus nos revelou a natureza íntima do Pai. Ele é o Pai que se compadece, cheio de misericórdia para com todos, mas especialmente para com os pecadores. É o Pai que caminha e que vai em busca do pecador para salvá-lo.

Podemos dizer que Jesus mudou a nossa percepção sobre religião. Antes, pensávamos que a religião era o caminho que percorremos em busca de Deus, mas é o contrário, é Deus quem percorre o caminho, é Ele quem toma a iniciativa de vir ao nosso encontro, ao encontro do pecador. Vejam a maravilha da Misericórdia de Deus! E Jesus se revelou a si mesmo como filho de Deus Pai. “Eu e o Pai somos um. Quem me vê, vê o Pai.”

Jesus nos revelou também uma terceira maravilha: o Espírito Santo. Ele foi concebido pelo poder do Espírito Santo. Logo após o seu Batismo, o Espírito Santo em forma de pomba desceu silenciosamente sobre Jesus. Essa presença silenciosa do Espírito mostrou a todo o povo que Jesus era o Messias.

O Espírito Santo está presente em todo o ministério público de Jesus. A força que saía de Jesus e operava maravilhas, era o Espírito Santo agindo.

Quem é o Espírito Santo?

Jesus usou três imagens concretas para representar o Espírito: o vento, a água e o fogo.
Vento: ninguém o vê, mas duvida dele por causa dos efeitos que ele provoca. O mesmo acontece com quem se abre à vida no Espírito, pois essa vida se transforma.
Água: sem água não existe vida. É o Espírito que nos dá a vida eterna, e é pelo poder dele que nós vamos ressuscitar.
Fogo: nas sagradas escrituras significa coragem, audácia, amor, paixão. No dia de Pentecostes, o Espírito desceu sobre Nossa Senhora e os Apóstolos em forma de línguas de fogo, e por quê? Porque o Espírito deu o dom da palavra, deu coragem para que saíssem para anunciar o Evangelho.

:: Somos convidados a viver a unidade em Cristo
:: Homens escolhidos para estarem a serviço de toda a humanidade
:: São Pedro e São Paulo: colunas da fé
:: Igreja e sociedade

O amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo, é ele quem nos dá a capacidade de amar a Deus, que é o fundamento da nossa esperança.

Deus não é um ser isolado, mas uma comunhão de três pessoas,a mais perfeita que existe. Deus é a comunhão de três pessoas e criou o ser humano a sua imagem e semelhança, ou seja, não nascemos para viver sozinhos, e sim para estar em comunhão uns com os outros.

A Santíssima Trindade envolve toda a nossa existência. Pelo sacramento do Batismo nos tornamos templo da Santíssima Trindade e as três pessoas divinas agem em nós. O nosso interior é um espaço espiritual, por isso pode conter Deus nele.

Transcrição e adaptação: Rebeca Astuti