Padre Márcio

O Fogo sobrenatural

O que tem move o teu coração?

Partilha da Palavra: At 5,17-26; Jo 3,16-21

Os apóstolos foram presos por causa de Jesus, pois realizavam grandes feitos em seu Nome. Durante a noite, o anjo do Senhor os visitou, libertou e os enviou a anunciar o Evangelho no Templo. No outro dia, quando os sumos sacerdotes e outras autoridades foram julgá-los perceberam que não estavam e que a cela estava vigiada e trancada.

:: Liturgia de hoje

Depois, as autoridades religiosas souberam que os apóstolos estavam na sinagoga e foram prendê-los novamente. Mais uma vez, a profecia de Jesus se cumpria “sereis arrastados diante de tribunais para dar testemunho de mim diante deles” (Mc 13,9). Jesus não prometeu vida fácil, mas prometeu a vida eterna. Porém, o que movia esses homens? Sem dúvidas, é o fogo do amor de Deus.

A coragem dos apóstolos vinha do Alto, era o Senhor quem os impulsionava. Eles conviveram com Jesus, foram constituídos testemunhas da Ressurreição, então, havia um fogo divino que os inflamava. Eles, os apóstolos, precisavam anunciar esse fogo do amor de Deus, precisavam anunciar que “Deus amou tanto o mundo”, eles precisavam dizer que o Filho de Deus veio para salvar e não para condenar. Eles precisavam dizer que era necessário crer n’Ele para não ser condenado. Eles precisavam anunciar a luz porque eram tomados pela Luz.

Ser luz

Os apóstolos eram luzes, lâmpadas que cumpriam com o objetivo de iluminar. Eram impelidos a pregar e não havia outra atitude. Assim como a água da chuva cai, eles também precisavam anunciar o Evangelho. Assim como o fogo queima o papel (ou outro objeto) e pronto, também havia um fogo dentro deles que dizia: “Nós temos de anunciar o Cristo e pronto!”.

Eles precisavam anunciar a luz porque eram tomados pela Luz.

Desse modo, será que podemos dizer isso: “Precisamos anunciar/viver o Evangelho e pronto?”; e até tomar as palavras de Paulo: “Ai de mim se não pregar o Evangelho” (1Cor 9,16). Que o Senhor possa inflamar o nosso coração, que nossa boca e nossas atitudes possam ser tochas que transmitam o amor de Deus. O que faz o fogo normal? Queima, purifica, transforma…

Que o fogo sobrenatural de Deus faça o mesmo em nós e através de nós!

Pai das Misericórdias e Deus de toda consolação, ouvi-nos!

Padre Márcio Prado
Vice-reitor do Santuário do Pai das Misericórdias

Deixe seu comentários

Comentário