Padre Márcio Prado

Em meio aos sofrimentos e perseguições: "Ide"

Sábado 7º dia da Oitava de Páscoa

Partilha da Palavra: At 4,13-21; Sl 117,1-21; Mc 16,9-15;

Na leitura dos Atos dos Apóstolos os chefes dos sacerdotes estavam admirados com a firmeza das palavras de Pedro e João. Não entendiam como pessoas tão simples foram capazes de um feito extraordinário e maneira como defendiam Jesus.

Como aqueles acusadores não podiam resistir as palavras dos apóstolos e como a multidão estava com eles, então até decidiram soltá-los, porém recomendaram que não se ensinasse no nome de Jesus. A reação de Pedro e João parece ter sido imediata e logo responderam que eles deveriam obedecer a Deus e não aos homens.

Em nosso tempo, pelo menos no Brasil e em muitos países, não somos proibidos de falar de Jesus, de ensinar em seu nome e de trazer algum sinal que demonstre que somos cristãos. Mas, pode ser que, por vergonha ou por falta de conhecimento nós venhamos a negar Jesus. Talvez por “respeito humano”, para não ficar mal com “fulano” e para não perder a amizade nós abrimos mão de alguma verdade de Cristo.

:: Testemunho: “Nosso Milagre ao Pai das Misericórdias”

Tenhamos cuidado com as conveniências, com o ser “legal” com todo mundo, quem é legal com todo mundo não está sendo “legal” com Jesus, quem dá pequenas brechas para conquistar espaços na terra de riqueza e fama pode estar perdendo o Reino do Céu.

Anunciar o Evangelho é uma responsabilidade dos apóstolos e de toda Igreja.

Pedro e João não abriram mão da fé em Jesus, era impossível que se calassem, devido a experiência que fizeram com o Senhor, seria incoerente deixar de falar e transmitir os ensinamentos do Senhor. Assim, o que nos falta hoje talvez seja um encontro e um compromisso com Jesus, pois as provas sempre virão, caminhos fáceis serão oferecidos, mas se estivermos convictos de quem nos chamou e se formos comprometidos com Ele não vamos temer as perdas deste mundo tendo em vista que ganharemos a eternidade.

O Evangelho

O Evangelho de hoje fez um resumo da semana das aparições de Jesus ressuscitado e encerra com um mandato do Senhor “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura”. Assim encerrou a fala de Jesus com seus apóstolos? Não, assim iniciou uma nova etapa. Os apóstolos cheios da graça do Ressuscitado, depois de tudo o que ouviram e viram deveriam sair e pregar o Evangelho, anunciar para algumas pessoas? Não, deveriam anunciar para todos o Evangelho.

Que missão nobre, grande e responsabilizante os apóstolos receberam?! Sabemos que a história revela tantos sofrimentos, mas os santos foram fiéis ao envio. Anunciar o Evangelho é uma responsabilidade dos apóstolos e de toda Igreja. Cada membro da Igreja deve anunciar a Boa Notícia e como Cristo e os apóstolos seremos perseguidos, passaremos por sofrimentos, mas não importa, o importante é viver a missão que Jesus nos confiou. O importante não é ser feliz nesse mundo, mas o importante trilhar o caminho de vivência do Evangelho, pois ao viver o Evangelho já seremos felizes e a felicidade plena mesmo só no céu.

Padre Márcio Prado
Vice-reitor do Santuário do Pai das Misericórdias