O Senhor vê o nosso coração

Padre Uélisson Pereira | Foto: Andréia Britta/cancaonova.com

Estamos celebrando a 23ª Semana do Tempo Comum. Acompanhamos Jesus nesta controvérsia com os mestres da Lei e os fariseus.

Os fariseus e mestres da Lei estavam na sinagoga observando as atividades que Jesus realizava. Como escutamos no Evangelho, Jesus sabia o que se passava nos pensamentos daqueles homens, mas, mesmo assim, realizou algo maravilhoso na vida daquele homem de mão seca. E o Senhor deseja realizar em nossa vida a mesma obra que fez com aquele homem.

O homem de mão seca

Aquele homem estava na sinagoga, era sábado e, segundo a tradição, os judeus iam à sinagoga para escutar a explicação das leis. Naquele dia, quem estava ensinando era Jesus.

No Evangelho de São Lucas, podemos ver que a Palavra de Deus é uma autoridade, porque Jesus é o próprio poder, e a Sua Palavra penetra o nosso coração como uma espada.

A Igreja, neste mês de setembro, convida-nos a escutar a Palavra. Não escutamos qualquer palavra, escutamos a Palavra de Deus.

Deus se comunica, porque quer criar relação conosco, Ele quer se tornar o nosso amigo. Quando os corações estão longes, mesmo que a pessoa esteja ao nosso lado, tendemos a gritar. Por isso, o Senhor deseja criar intimidade conosco. Quando Deus fala, as coisas acontecem, basta recordarmos o Livro do Gênesis, onde Deus disse e as coisas começaram a acontecer.

Aquele homem, que estava num canto na sinagoga, vivendo com o problema da mão seca, foi surpreendido pela ação de Jesus, porque, no dia de sábado, não era dia de fazer milagres. “Disse-lhes Jesus: ‘Eu vos pergunto: O que é permitido fazer no sábado: o bem ou o mal, salvar uma vida ou deixar que se perca?’” (Lucas 6,9).

Jesus olhou para o homem que estava à margem e o chamou para o meio. Aquele homem recebeu o milagre de nosso Senhor Jesus Cristo. O homem saiu feliz da sinagoga, pois, num dia de sábado, Jesus viu o coração dele.

Hoje, o Senhor está vendo como está o nosso coração, está vendo os nossos pensamentos, e deseja também nos surpreender.

Leia mais:
.:Deus vê o coração
.:Tenha um coração missionário
.:Coração, lugar onde a misericórdia e a oração se fazem presentes

A árvore seca não produz frutos

Uma árvore seca não produz frutos nenhum, e assim também é a nossa sociedade, que se torna estéril e não produz frutos. O Senhor está nos chamando para irmos para o meio, pois Ele quer nos curar. Não nos escondamos, e que as nossas mãos possam estar estendidas para o próximo e que possamos produzir frutos.

Jesus quer curar a humanidade não simplesmente da mão seca, mas quer nos tirar do pecado, quer nos tirar dessa vida que, muitas vezes, causa-nos vergonha.

O Evangelho diz que o coração dos mestres da Lei e fariseus foi tomado por raiva e queriam matar Jesus. Tomemos cuidado para não irmos à Igreja para observar as pessoas e sairmos piores do que entramos. O convite da Palavra é para nos tornarmos melhores.

Para fazer o bem, para salvar uma vida, Jesus saiu da zona de conforto, provocou os fariseus e mestres da Lei. Não abramos mão do Evangelho, se algo foge daquilo que é um ensinamento cristão, então não vale a pena.

Banner do canal PlayCancaonova no Youtube

Transcrição e adaptação: Karina Silva

Deixe seu comentários

Comentário