Não esqueçamos da essência do Evangelho

Padre Bruno Costa
Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

Meditemos com o Evangelho de hoje que está em Mateus 17,22-27:

“Enquanto caminhava pela Galileia, Jesus lhes disse: “O Filho do Homem deve ser entregue nas mãos dos homens. Eles irão matá-lo, mas ao terceiro dia ressuscitará.” E eles ficaram profundamente aflitos. Logo que chegaram a Cafarnaum, aqueles que cobravam o imposto da didracma, aproximaram-se de Pedro e lhe perguntaram: “Teu mestre não paga a didracma?”. – “Paga, sim” – respondeu Pedro. Mas quando chegaram à casa, Jesus preveniu-o, dizendo: “Que te parece, Simão? Os reis da terra, de quem recebem os tributos ou os impostos? De seus filhos ou dos estrangeiros?” Pedro respondeu: “Dos estrangeiros”. Jesus replicou: “Os filhos, então, estão isentos. Mas não convém escandaliza-los. Vai ao mar, lança o anzol, e ao primeiro peixe que pegares, abrirás a boca e encontrarás um estater. Toma-o e dá-o por mim e por ti”.”

Deus tem uma vocação para cada um de nós

Estamos no mês vocacional, e nunca é demais falar sobre vocação, pois, Deus tem uma vocação para cada um de nós, e a primeira vocação reservada para nós é a santificação.

Jesus: o maior exemplo da vivência da vocação

Jesus, o Filho de Deus, que se fez homem, veio a esse mundo para viver a vocação plena e nos redimir por seu sacrifício no calvário. Ele foi um exemplo de perseverança e firmeza, deixando-nos um alicerce importante nestes tempos nos quais as pessoas têm desistido de sua cruz por tão pouco.

Devemos responder com nossas vidas, e não fugir

Diante das tribulações que os lares têm passado, em que a Igreja e a fé têm sido tão atacada, precisamos seguir perseverantes e sem fugir, mas dando uma resposta não erguendo nossas vozes em agressão, e sim pelo nosso exemplo. Somente assim continuaremos levando o legítimo Evangelho.

Não se pode esquecer do essencial

Temos buscado tantas coisas, tantos conceitos, mas esquecemos o essencial: nosso alvo é o Céu!

Parar sim, desistir jamais!

Paradas são necessárias para recobrar as energias, mas não o retrocesso, não a desistência. Não podemos nos conformar em viver tendo apenas a visão das coisas deste mundo, isso é desistir da vocação para a qual Deus nos chamou.

O que te motiva a pregar o evangelho?
Viver com alegria o testemunho de fé
Que exemplo posso seguir?

O Evangelho é simples, somos nós quem o complicamos

As coisas de Deus são simples, nós complicamos e inventamos. Mas é necessário voltar ao centro, não perder o foco, lembrando de que esse mundo não é o nosso destino.

Não podemos, como cidadãos do Céu, perder a nossa identidade e nos conformar com as coisas deste mundo. A cada dia precisamos nos decidir pelo Céu.

Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos, é a essência do genuíno Evangelho, então, é isso que devemos viver.

Não devemos perder tempo

Hoje, quero fazer um pedido a cada um de vocês: não percamos tempo! Vamos dar diariamente a Deus a nossa resposta com nossa vida e escolhas, sendo bálsamo de esperança para a vida das pessoas que vivem ao nosso redor.

Transcrição e adaptação: Jonatas Passos