O mundo está sedento de amor

Padre Bruno Costa | Foto: Andréia Britta/cancaonova.com

Hoje, celebramos Santa Marta, irmã de Maria e Lázaro. Eles moravam em Betânia, e Jesus tinha esta casa como um local de descanso, lugar de contemplar o amor, de estar sempre bem.

A Liturgia de hoje nos dá duas opções de leituras, segundo João e segundo Lucas. O Evangelho de João fala que, quando Marta soube que Jesus estava chegando, foi ao encontro d’Ele, mas Maria ficou sentada. Já o Evangelho segundo Lucas diz que Maria se colocou aos pés de Jesus para escutá-Lo, e Marta estava ocupada com muitos afazeres.

É bom entendermos que todos nós temos um pouco de Marta e um pouco de Maria, mas precisamos ter o equilíbrio e estar abertos a acolher a Palavra da Salvação.

Precisamos acreditar em Jesus mesmo em meio a todas as situações. Somos convidados a bendizer o Senhor sempre, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença.

O que mais falei, no último fim de semana – durante o Acampamento Livrai-nos do Mal –, foi sobre a perseverança. Temos de aprender a agradecer a Deus, porque nós reclamamos muito, estamos sempre insatisfeitos, mas é na atitude de gratidão, que estaremos com o coração mais aberto ao amor e à bondade.

Estejamos com o nosso coração aberto para irmos ao encontro de Jesus, para que sejamos entendidos, pois o amor do Senhor nos salva e liberta.

“Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus, e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece Deus. Quem não ama, não chegou a conhecer Deus, pois Deus é amor” (1Jo 4,7-8).

É tão difícil falar de amor no mundo de hoje! O amor não se faz, mas se vive e experimenta. Precisamos voltar a ter um verdadeiro relacionamento com Deus.

A oração é a nossa relação com Deus, é a nossa verdade, pois, quando buscamos um relacionamento com outra pessoa, passamos a ter intimidade com ela, e vamos tendo paciência. O mundo precisa de um relacionamento puro e verdadeiro.

Estamos nos tornando pessoas secas, sem amor. Temos até medo de abraçar as pessoas. Precisamos exorcizar isso do nosso meio, porque Deus é amor, e, nessa certeza, precisamos viver esse amor verdadeiro, precisamos estar abertos para também levar aos outros esses sentimentos.

Amar dói. Imaginemos o que Jesus passou por amor a nós! Até pode ser que um pai e uma mãe tenham esse amor de entrega, mas é preciso que o nosso amor se assemelhe ao amor de Deus. Não somos os melhores, mas queremos acertar, queremos estar atentos como Marta estava.

Diz a Palavra que, quando Marta soube que Jesus estava vindo, ela foi ao encontro d’Ele. O amor a fez ir ao encontro d’Aquele que tudo pode.

Leia mais:
.:O que nos afasta do Amor a Deus?
.:Cultivemos os vínculos e laços a partir do amor
.:Qual virtude é mais importante: fé, esperança ou amor?

O mundo está sedento de amor, porque está sedento de fé. Precisamos acreditar no amor puro e verdadeiro, porque o amor liberta e exorciza. O amor não pode ser só com palavras, mas com decisões. Marta correu ao encontro de Jesus, porque ela teve um interesse, ela queria que seu irmão fosse curado.

Deus é amor, por isso precisamos voltar a viver esse amor entre nós. Dizer que amamos a Deus é muito fácil, mas e o irmão que está ao nosso lado? Amemos uns aos outros, pois foi assim que o amor de Deus se instalou no meio de nós.

Não vamos amar a todos por inteiro e com a mesma intensidade, mas precisamos amar mesmo aqueles que não nos amam, esse é o nosso exercício de fé.

Transcrição e adaptação: Karina Silva

Deixe seu comentários

Comentário