Padre Márcio Prado

Ser cuidado e cuidar

Domingo do Bom Pastor

Partilha da Palavra: At 2, 14a.36-41; Sl 22; 1Pd 2,20b-25; Jo 10,1-10;

Na liturgia deste Domingo comemoramos Jesus, o Bom Pastor. No Evangelho, Jesus se declarou ser a porta das ovelhas. O que significa ser a porta? Normalmente é pela porta que se entra numa casa, quem não entra pela porta normalmente está com outras intenções. Então a porta é uma passagem obrigatória por onde se deve entrar, assim Jesus é a porta da salvação.

:: Na escola do Bom Pastor

É por Jesus, a porta, que se pode estar no redil, na boa pastagem, no descanso e na vida eterna. Jesus disse que as ovelhas escutam a voz do pastor e podem entrar e sair. Entrar e sair significa liberdade e que ali é um bom lugar.

O Bom Pastor, Jesus Cristo, é a Palavra que conforta, que anima e que nos convida a cuidar uns dos outros. Quantas vezes um trecho da Escritura ou um versículo foi o cuidado de Deus para nós? Quando escutamos “O Senhor é meu pastor”, naturalmente completamos, “e nada me faltará” é ou não é uma palavra que conforta, anima e dá esperança?

A Boa Notícia

Nos Atos dos Apóstolos, Pedro, no dia de Pentecostes animou e exortou uma multidão. A palavra despertou o povo e por isso perguntaram “O que devemos fazer?” O apóstolo Pedro disse que deveriam se converter, ser batizados, receber o perdão dos pecados e o Espírito Santo. Mais de três mil acolheram a Boa Notícia, ou seja, acolheram e estavam se permitindo cuidar pelo Bom Pastor Jesus.

Por fim, que todos nós ovelhas escutemos a voz de Jesus, bom pastor. Ele cuida de nós na oração pessoal, comunitária e ainda no amor que temos uns pelos outros. O Cristo, bom pastor, cuida de todo rebanho também quando cada um de nós somos pastores uns dos outros.

“Jesus, bom pastor, cuida de nós e nos ajude a ser bons pastores uns dos outros”. Amém.

Pai das Misericórdias e Deus de toda consolação, ouvi-nos!

Padre Márcio Prado
Vice-reitor do Santuário do Pai das Misericórdias

Leia mais:
:: Abertos ao Espírito levaremos a conversão
:: Na escola de São José
:: Você dá indigestão ao outro

Deixe seu comentários

Comentário