ADVENTO

Brilhou! Preparemos o coração para o Natal

Durante o período do Advento, tempo de preparação para a Solenidade do Natal, no qual celebramos o nascimento do Menino Jesus, o Santuário do Pai das Misericórdias terá uma programação natalina. 

O Santuário será iluminado com as cores do Natal na sua fachada externa. Os peregrinos também poderão visitar e tirar fotos no presépio externo, que recebeu esse ano uma iluminação especial. No gramado ao lado do Santuário, teremos também uma decoração especial para que os visitantes possam registrar a visita durante o Advento na Canção Nova.  Dentro do Santuário, tradicionalmente, já teremos a Árvore de Natal e o presépio. 

 

Luzes de Natal

No dia 25 de novembro, sábado, após a missa das 18h30 do Santuário do Pai das Misericórdias, as luzes de Natal serão acendidas pelo administrador do Santuário, padre Bruno Costa. Padre Bruno explica o motivo pelo qual devemos investir na decoração natalina, nos locais onde vivemos para a chegada do Menino Jesus:

“Nós estamos nos preparando para uma das maiores festas, um dos maiores momentos na Igreja. Celebrar o Natal do Senhor é celebrar o cumprimento da promessa, onde o próprio Deus diz que enviaria o Seu Filho para nos salvar. Então, celebrar o Natal de Jesus é celebrar o cumprimento da promessa. Por isso precisamos investir nessa preparação, preparando o coração para o menino Luz que vem até nós! Para que a gente possa realmente criar toda essa expectativa e viver a intensidade da Noite de Natal. Então, será um Natal bem vivido! Natal bem celebrado se antecipa, para que se prepare as manjedouras do nosso coração para que o Menino Jesus possa nascer!”


Bênção das Velas da Noite de Natal e Presépio 

Para a Missa do dia 25 de novembro, que inaugura, no Santuário do Pai das Misericórdias, o tempo de preparação para o Natal, os fiéis são convidados a trazer as velas que serão utilizadas na noite de Natal, ou a Coroa do Advento e o Presépio para serem abençoados e depois introduzidos na decoração natalina de suas casas familiares. A missa será presidida pelo reitor, Padre João Gualberto.

Apresentação Natalina, com o Ministério de Música Canção Nova, marca inicio do Advento no Santuário do Pai das Misericórdias

A benção das velas e do presépio familiar, no dia 25 de Novembro, será realizada às 19h30 após a Santa Missa em frentre ao Presépio externo, que fica ao lado do Santuário do Pai das Misericórdias. Para esse momento teremos a apresentação do Ministério de Música Canção Nova, com um repertório especial de músicas natalinas. Essa iniciativa visa honrar de maneira particular o nascimento do Salvador, e ajudar os fiéis a também se prepararem para viver o Advento com sincera devoção.  

Conheça o significado do Presépio
Porquê decorar a Casa para o Natal? 
Coroa do Advento

 

Novena de Natal

O Sistema Canção Nova de Comunicação, por meio da Rádio e TV, e os meios de comunicação do Santuário Pai das Misericórdias, por meio do site e do Instagram @santuariodopaidasmisericordias, irão disponibilizar a tradicional Novena de Natal para que as famílias rezem juntos em seus lares. 

Padre Ricardo Rodolfo, vice-reitor do Santuário do Pai das Misericórdias, explica a importância de realizar a Novena de Natal em família e os frutos gerados por meio desse ato de piedade.  O sacerdote diz: “Meus irmãos, primeiro é uma tradição a Novena de Natal entre os cristãos. É o momento que nós temos para nos preparar para o tempo do Advento. A novena em família é feita justamente para despertar em nós a fé no Menino Jesus que vai nascer. Os nove encontros onde refletiremos os acontecimentos da encarnação e do nascimento de nosso Senhor Jesus Cristo. A importância da oração da novena está justamente na comunhão. A Igreja é comunhão. O nosso Deus é comunhão. Nosso Deus é família, a Trindade! Aqui, encontramos a base da Igreja, a família!  Por isso, meus irmãos, como Igreja doméstica, como família, precisamos resgatar, em primeiro lugar, o encontro familiar. Nesse encontro, vai ser vivido o diálogo fraterno, vamos expressar a nossa fé comum, e a oportunidade de muitas pessoas se encontrarem com Cristo! 

A novena de Natal nos leva a fortalecer em nós a esperança e a união, a fortalecer os laços familiares, viver o perdão, o respeito, o diálogo, a aproximação. A novena de Natal gera em nós o fruto de sermos missionários dentro da nossa própria casa.  Traga para o seu seio familiar esta devoção de rezar essa novena, que nos leva a este encontro com esse Deus que é comunhão, que veio para nos salvar e para nos dar a verdadeira alegria! Que esse Advento possa nos preparar também para esse grande momento, esse encontro das famílias que nos leva ao encontro com a verdadeira família, a Santíssima Trindade. Na Trindade, está escondida toda a riqueza da nossa fé. Esse Deus que é amor, esse Deus que é perdão, esse Deus que é misericórdia! Tudo isso se encontra no nascimento do Menino Jesus. Rezem em família essa novena para colher os frutos do Advento. Que Deus o abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.”

A Novena de Natal é tradicionalmente rezada de 15 a 23 de dezembro, e estará disponível em todos os nossos meios de comunicação durante esse período. 
 

Cantata de Natal

Em dezembro, a Cantata de Natal irá acontecer  no dia 16 de dezembro, sábado, das 21h às 22h30. O evento aberto acontecerá no “Rincão do Meu Senhor”, na sede da Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP). 

A responsável do Coral Canção Nova, Juliana Moraes, explicou que o tema desse ano será: “Um menino nos foi dado. Glória a Deus!”.  Os integrantes do Coral, ao se reunirem para colher as inspirações de Deus, perceberam a necessidade de trazer um repertório mais oracional para o ano de 2023. Juliana explicou que o desejo é levar o público a uma experiência de olhar para si mesmo e perceber como está o seu próprio caminho com Deus. Ela diz: “De fato, ela está preparando o coração para receber o Menino Jesus que vem! Nós trazemos, no nosso repertório, músicas natalinas, porém, com essa característica um pouco mais oracional, mais singela, mais terna; enfim, para proporcionar às pessoas esse momento de silêncio e revisão de vida”, conclui.

 

Missas de Natal e Ano Novo no Santuário Pai das Misericórdias


Missa do Galo  no dia 24 de dezembro –
 Teremos celebração às 18h e às 20h.

A Solenidade do Natal, 25 de dezembro – Teremos celebração às 07h, 12h, 15h30 e 18h30.

Missa no último dia do ano, 31 de dezembro  Teremos celebração às  07h, 9h30, 12h, 15h e 18h. 

Na segunda-feira, 1º de janeiro de 2024, solenidade da Santa Mãe de Deus – Teremos celebração às 07h, 12h, 15h30 e 18h30.

 

Comunicação Santuário do Pai das Misericórdias

Deixe seu comentários

Comentário