ADVENTO

Presépio, seu significado e origem

O presépio, representação cênica do nascimento de Jesus, tem muito a nos ensinar, pois traz em si não somente um significado profundo, mas também a realização de uma catequese de fé no povo de Deus.

A palavra presépio tem sua origem no latim praesepium, que significa cercado onde se guardam animais. É o mesmo que uma estrebaria ou um curral como popularmente conhecemos. O Evangelho de São Lucas descreve, com riqueza de detalhes, esta cena quando diz que “deu à luz seu filho primogênito, e, envolvendo-o em faixas, reclinou-o num presépio, porque não havia lugar para eles na hospedaria” (Lc 2,7).

O Papa Francisco, em sua Carta Apostólica Admirabile Signum – Admirável Sinal – sobre o presépio, ensina que “o presépio é como um Evangelho vivo que transvaza das páginas da sagrada Escritura”.  Ensina ainda que “representar o acontecimento da natividade de Jesus equivale a anunciar, com simplicidade e alegria, o mistério da encarnação do Filho de Deus”.

Foto Ilustrativa: Kira-Yan by Getty Images

O presépio nos ensina que o nascimento de Jesus foi o início da Redenção do homem, que mais tarde se concretizaria com o sacrifício da Cruz no Calvário. Quando celebramos o Natal em nossas casas e montamos o presépio, estamos não somente fazendo memória do nascimento de Jesus em uma estrebaria, porque, naquele tempo, não houve quem o acolhesse. Mas estamos, de modo especial, oferecendo a casa do nosso coração para que Jesus possa estar. É por essa razão que Santo Agostinho dizia: “Que se voltem para o segundo homem todos os que haviam sido condenados pelo primeiro (Adão). Uma mulher nos induzira à morte (Eva). Uma outra trouxe-nos a vida”.

Com a ternura e a simplicidade de um presépio, aprendemos que o Natal é um tempo por excelência para nos voltarmos para aquele que, ao nascer num presépio, nos trouxe a salvação. Quando olhamos para um presépio, contemplamos o extraordinário acontecimento que mudou o curso da história: “O Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória” (Jo 1,14).